O início das aulas presenciais nas 179 escolas da rede municipal de Campinas foi mantido para 7 de fevereiro. A decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira (20) durante uma reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia.
O anúncio ocorre uma semana após o secretário de Saúde de Campinas, Lair Zambon, reconhecer que a retomada das atividades teria que ser melhor discutida devido ao momento de alta nos casos de covid-19 e de quadros gripais em todas as idades (leia mais abaixo).
A data em fevereiro também será seguida pela Fumec (Fundação Municipal de Educação Comunitária), que oferece cursos de qualificação profissional para 3,5 mil alunos e aulas dos anos iniciais do 1ª ao 5ª ano de EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Já para as 29 creches conveniadas ao programa Bem Querer e 44 entidades colaboradoras a retomada está marcada para acontecer a partir de segunda (24).
De acordo com a secretaria municipal de Educação, Campinas conta atualmente com 54,7 mil estudantes entre Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA .
PREPARAÇÃO
A pasta argumenta que todas as escolas estão preparadas para a recepção dos alunos em segurança, conforme determinam os protocolos sanitários.
“As unidades foram equipadas com totens de álcool em gel. Os alunos receberão kits com máscaras e frascos de álcool em gel. Aos professores serão ofertados o mesmo kit, com o acréscimo da máscara face-shield”, argumenta a secretaria.
DECISÃO
A decisão ocorre após após o secretário de Saúde de Campinas, Lair Zambon, reconhecer que a retomada das atividades teria que levar em conta os dados da pandemia e também do momento de alta de quadros gripais em todas as idades.
A fala foi feita no último dia 13, durante uma transmissão ao vivo na qual a Prefeitura divulgou o cancelamento definitivo do Carnaval e também novas medidas para evitar aglomerações em shows e eventos.
Na ocasião, a reponsável pela pasta alegou que a discussão precisava levar em conta diversos indicadores. “Vamos fazer uma grande discussão baseada em dados e dados que aconteceram em outros países, principalmente que tenham o mesmo clima que o nosso”, disse.
EM 2021
Em Campinas as aulas foram retomadas presencialmente em abril, mas de forma facultativa. Já a partir de novembro, as aulas presenciais voltaram a ser obrigatórias para todos os estudantes da cidade.
Na época, a volta de 100% dos alunos ao mesmo tempo valeu, a princípio, para as redes estaduais e privadas. Na rede municipal, a secretaria de Educação realizou a volta forma escalonada.