A secretaria de Saúde de Campinas anunciou nesta sexta-feira (3) a ampliação do público-alvo da vacina Pfizer bivalente contra a covid-19. A partir de segunda-feira (6), os moradores com idades a partir de 60 anos também poderão ser imunizados. Para isso, é preciso que tenham tomado pelo menos duas doses do esquema vacinal, sendo a última há, no mínimo, quatro meses.
A imunização para pessoas com 70 anos ou mais foi iniciada no dia 27. As vacinas Pfizer bivalentes contam com cepas atuais contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron.
Com isso, além dos idosos, as doses também estarão disponíveis para moradores e trabalhadores de ILPs (Instituições de Longa Permanência), pessoas imunocomprometidas (a partir de 12 anos), indígenas, populações ribeirinhas e quilombolas. A coordenadora do Programa Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli, diz que a medida é possível após o recebimento de novos lotes.
“Nós recebemos mais 55 mil doses da vacina e todos os centros de saúde estão abastecidos. É importante que as pessoas que pertencem ao público-alvo procurem um centro de saúde e tomem a vacina, O vírus continua circulando e é preciso que as pessoas completem o ciclo vacinal e se mantenham imunizadas”, completou ela.
LEIA TAMBÉM
Nova vacina contra a dengue foi aprovada pela Anvisa; veja como funciona imunizante
Prefeitura de Campinas nega desinterdição de leitos na Maternidade; entenda o caso
COMO VACINAR?
De acordo com a pasta de Saúde, para ser vacinada, “a pessoa deve apresentar documento com foto e número do CPF, a carteira de vacinação (se tiver) e comprovação médica da imunossupressão”. As doses estarão disponíveis nas 66 unidades básicas de saúde da cidade e não é preciso agendamento. Os horários das salas de vacina podem ser encontrados no vacina.campinas.sp.gov.br.
LEIA MAIS