Com entrega prevista para 2026, o novo hospital da Unimed que está em construção, em Campinas, pode abrigar um PA (Pronto Atendimento) voltado aos clientes da cooperativa médica, segundo a própria empresa. A definição sobre a instalação da nova unidade, no entanto, ainda não tem prazo para sair.
De acordo com o planejamento, o possível PA seria instalado no chamado segundo bloco de atendimento do NOS (Núcleo de Oncologia e Saúde), em uma área que pode ser adaptada também para contar com uma unidade ambulatorial composta por várias salas para realização de consultas em várias especialidades.
A criação do espaço pode significar um desafogo no atendimento em hospitais conveniados da cidade.
Além de possível Pronto Atendimento, o que novo local terá?
A construção do novo hospital chama a atenção de quem passa pela região do Jardim Conceição, em Campinas. As obras acontecem às margens da Avenida Carlos Grimaldi, via que interliga a Rodovia D. Pedro (SP-065) e a região do bairro Taquaral. As intervenções no terreno começaram em julho de 2024.
O local vai reunir os serviços assistenciais necessários aos pacientes em tratamento clínico de câncer. “O centro especializado terá investimento total da ordem de R$ 250 milhões, que serão empregados na edificação do espaço e na aquisição dos equipamentos e mobiliários essenciais”, informou a Unimed.
Novo hospital vai atender quais especialidades?
O empreendimento terá 17,8 mil metros quadrados, incluindo a área coberta e o estacionamento. O prédio terá seis andares e está sendo construído em um terreno de 5,6 mil metros quadrados. A ideia é que a estrutura unifique três blocos: o primeiro deve absorver toda a demanda de quimioterapia, imunobiológicos, imunoglobulina e outras infusões atualmente feitas pelo CQA (Centro de Quimioterapia Ambulatorial) e o CIS (Centro de Infusão de Sumaré), além das consultas oncológicas e os serviços de radioterapia.
Neste bloco, estão ainda um centro de imagens para realização de tomografia, ressonância nuclear magnética, mamografia, ultrassonografia e radiografia, duas unidades cirúrgicas ambulatoriais para procedimentos de pequeno porte e um ambulatório especializado e dedicado a cuidados paliativos.
“Nessa área, haverá ala especializada e dedicada à infusão de terapias para Reumatologia, Pneumologia, doenças inflamatórias intestinais, Alergologia e doenças neurodegenerativas, e até um espaço especial dedicado à pesquisa clínica de câncer, que poderá atender tanto a Unimed Campinas e demais singulares do sistema Unimed como outros convênios“, explica o comunicado enviado ao acidade on Campinas.

Segundo e terceiro blocos
Além do segundo bloco, com chance de abrigar o Pronto Atendimento e uma unidade ambulatorial, o terceiro bloco, é planejado para anexar os dois blocos citados anteriormente, ainda conforme o planejamento.
“O nosso objetivo é oferecer um serviço completo e de excelência, com espaço para agrupar toda a estrutura assistencial em um mesmo local, e que seja capaz de suportar aumentos futuros da demanda de pacientes. Essa unificação tornará o tratamento ainda mais resolutivo, ao mesmo tempo em que nos permitirá fazer a gestão do paciente e seu grupo familiar”, diz o presidente da Unimed Campinas, doutor Gerson Muraro Laurito.
Mais informações sobre a obra
O Núcleo de Oncologia e Saúde tem previsão de estar pronto para entrar em operação em 2026. A conclusão e o funcionamento da unidade ocorrerão em duas etapas. Isto porque a edificação tem entrega prevista até março, mas o funcionamento dependerá da liberação das licenças legais para o atendimento no local ser iniciado. O NOS da Unimed Campinas será construído na Rua Antônio Pavin, 627, no bairro Jardim Conceição.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Piracicaba decreta emergência em saúde por alta de casos respiratórios entre crianças
Empresas têm até hoje para manifestar interesse em lotes industriais em Piracicaba