O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) anunciou a substituição da frota de ambulâncias, formada por 12 veículos de suporte básico e três de suporte avançado (UTI móvel) por veículos zero-quilômetro.
Segundo a Prefeitura, a Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar homologou licitação para locação de veículos nesta quinta-feira (16), e autorizou a contratação da empresa Localiza Veículos Especiais S.A. A empresa, que venceu a licitação, assumirá em maio, quando vence o atual contrato de locação. Assim que assumir, a troca dos veículos deverá ser feita.
“A empresa propôs um contrato de R$ 3,6 milhões por dois anos, um desconto de 40,3% sobre o valor teto de R$ 6,19 milhões previsto no edital”, informou a Administração, que explicou que licitação foi aberta pela impossibilidade legal de aditamento do contrato vigente e também pela necessidade de substituir as três ambulâncias de suporte avançado, que pertencem a frota própria da Rede.
“As ambulâncias rodam 24 horas por dia, exigem manutenção preventiva todos os meses, o que gera um custo muito alto. Nossa frota própria tem mais de três anos e precisa ser substituída”, afirmou o diretor de Urgência e Emergência, Steno Pieri.
LEIA TAMBÉM
Campinas retoma ‘CarnaRock’ neste domingo na Estação Cultura
Campinas tem novo alerta da Defesa Civil para chuva forte, com rajada de vento e granizo
OBRIGAÇÕES
Com o contrato de locação, a empresa tem prazo de 6 horas para substituir uma ambulância em caso de acidente de trânsito, ou apresente defeito, para que não haja descontinuidade do serviço. Além disso, a empresa tem obrigação de substituir a frota a cada dois anos por veículos zero-quilômetro e arcar com todas as despesas e custos diretos ou indiretos relacionados ao fornecimento das ambulâncias, como manutenção preventiva e corretiva, seguro sinistro, documentos, tributos, despesas financeiras.
SAMU
O SAMU recebe, em média,11 mil chamados mensais que incluem pedidos de socorro médico, orientações, informações gerais e atende mensalmente entre 8 mil e 9 mil ocorrências.
Além dos veículos de suporte básico e avançado, a unidade conta com duas motolâncias, serviço essencial porque conseguem passar por lugares difíceis, tem mais agilidade no trânsito e chegam mais rápido ao local do chamado.
“O serviço vem passando por aprimoramentos constantes. No início de 2022, uma nova base entrou em operação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Anchieta-Metropolitana, com ganhos na redução do tempo de resposta no atendimento nessa região. A base também dá apoio à UPA, que recebe pacientes graves e que demandam transferências rápidas para unidades hospitalares”, informou a Prefeitura.
No ano passado também foram adquiridos 13 tablets e a ferramenta tecnológica passou a ser utilizada para aumentar a eficiência na logística dos atendimentos. O serviço usa georreferenciamento para rastrear as ambulâncias em tempo real e auxiliar na tomada de decisão e regulação dos atendimentos móveis de urgência pré-hospitalar.
“A Rede Mário Gatti estendeu para o SAMU, no ano passado, a implantação de um sistema de rastreabilidade de medicamentos, que mapeia e gera um histórico de cada posição de um remédio desde a farmácia central da Rede até o uso final. Esse sistema está implantado em todas as unidades de atendimento pré-hospitalar da Rede. Outras melhorias ocorreram com remanejamentos de profissionais das UPAs, contratação de rádio operador de frota e de técnico auxiliar de regulação médica”, finalizou a Administração.
LEIA MAIS