A Secretaria de Saúde de Campinas realizará testes rápidos para HIV e sífilis, neste sábado (30), na Praça José Bonifácio, em frente à Catedral Metropolitana, no Centro. A ação acontecerá das 8h30 às 14h e também haverá distribuição de preservativos e materiais educativos aos participantes. Além disso, profissionais da área de saúde estarão no local para esclarecer dúvidas e fazer orientações.
A atividade ocorre na véspera do Dia Mundial de Luta contra a Aids e integra a campanha nacional Dezembro Vermelho, dedicada à mobilização para luta contra o HIV, Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) com alertas para prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas.
“Esta ação tem como propósito não somente realizar testes aos interessados, mas também divulgar a importância e facilidade de se realizar esses diagnósticos [HIV e sífilis] durante a ação ou buscando pelos centros de saúde”,
explica o médico infectologista Josué Lima, coordenador do Programa Municipal de IST, HIV, Aids e Hepatites Virais.
Ao longo da primeira semana de dezembro, Campinas também participa da mobilização estadual “Fique Sabendo”. O objetivo é fazer com que as unidades básicas de saúde intensifiquem a realização de testes rápidos, promovam uma série de ações educativas e distribuição de materiais informativos, como folders e cartazes, e distribuam preservativos.
HIV
A falta de diagnóstico e/ou tratamento do HIV pode levar ao desenvolvimento da aids, doença que, em estágios mais avançados, pode levar à morte.
O contágio pode acontecer:
- por relações sexuais sem proteção. A transmissão oral tem risco reduzido;
- pela mãe portadora do HIV, sem tratamento adequado, para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação;
- pelo compartilhamento de instrumentos perfurocortantes sem esterilizar, como seringas e alicates de unha.
- Se a pessoa diagnosticada com o vírus estiver em tratamento por mais de seis meses e com carga viral indetectável, não há transmissão pela relação sexual.
Como posso evitar o contágio?
A prevenção da infecção pelo vírus pode ser feita com o uso de preservativos externos e internos em relações sexuais e pelo uso de profilaxia de pós-exposição ao HIV (PEP) e de pré-exposição ao HIV (PrEP).
A medicação PrEP é um método preventivo que pode ser usado antes de relações sexuais em que há risco de exposição. Ele combina dois medicamentos – o tenofovir e a entricitabina –, bloqueando alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo.
Desde 2018, ele é oferecido gratuitamente no Centro de Referência em IST, HIV/Aids e Hepatites Virais e Centro de Saúde (CS) Santos Dumont, no Ambulatório Transcender. O medicamento pode ser retirado de maneira esporádica ou recorrente.
O Centro de Referência em IST, HIV/Aids e Hepatites Virais fica na Rua Regente Feijó, 637, no Centro de Campinas e funciona de segunda a sexta, das 7h às 20h, exceto na quinta, das 14h às 15h, quando há limpeza do pátio e reunião de equipe.
Já o CS Santos Dumont está na Rua José Pinto da Silva, 81, Jardim Itatinga, e funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h.
Para outras informações acesse o site da secretaria de Saúde.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Mutirão oferece castração de graça para cães e gatos neste final de semana; saiba participar
Homem é preso por tráfico de drogas com 42 tijolos de maconha