Campinas foi a primeira cidade do estado de São Paulo a receber a Caravana Jovem Aprendiz Paulista. O lançamento do projeto que incentiva micro e pequenos empresários a contratar jovens que buscam o primeiro emprego aconteceu nesta sexta-feira (23) na sede da Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas), na região central da cidade (veja abaixo).
A iniciativa promove a contratação de jovens de 14 a 18 anos através de estímulos e benefícios. Entre eles, o pagamento, por parte do programa, de cursos de capacitação. Segundo a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico de SP, Juliana Cardoso, a região de Campinas tem potencial pra popularizar a primeira experiência de trabalho para jovens inscritos.
“A região administrativa de Campinas tem 474 mil empresas aptas a receber esses jovens. Então, esse é um universo muito grande que a gente tem que estimular”, explicou ela.
Além de Cardoso, o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), e a presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas e secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, Adriana Flosi, também participaram do evento, assim como o secretário de Projetos Estratégicos do Estado, Guilherme Afif Domingos.
Segundo o governo, 60 mil vagas serão oferecidas aos alunos de escolas públicas. A remuneração mensal é de até R$ 917,59 e a carga horária é de 4 a 6 horas por dia, com quatro dias para prática e um dia na semana para capacitação teórica.
LEIA TAMBÉM
Unicamp busca pessoas que sintam fadiga após pegar por covid-19
Rodoviária de Campinas aumenta taxas de embarque; veja novos preços
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?
O projeto Jovem Aprendiz Paulista oferece benefícios aos empregadores, como o custeio da capacitação, recolhimento do FGTS de 2% e a liberação de encargos em caso de demissões. Ainda conforme o governo de São Paulo, também é oferecido acompanhamento, com ciclo de avaliação e monitoramento junto aos responsáveis dos jovens participantes, além de um sistema de geolocalização que permite que o jovem atendido contratado more próximo ao local de trabalho.
LEIA MAIS
Imposto de Renda: veja como fazer a consulta ao segundo lote de restituição