O Carnaval da Retomada, como foi chamado o evento neste ano pela Prefeitura de Campinas, atraiu mais de 100 mil foliões às ruas e praças da cidade nos últimos três finais de semana deste mês. Ao todo, foram cerca de 60 desfiles de blocos e festas carnavalescas – superando os 44 do último Carnaval em 2020. Para o prefeito e organizadores, esse “foi o maior Carnaval na história de Campinas em participação e em número de blocos”. Mas como nem tudo é folia, também houve pontos negativos.
Campinas recolheu durante o Carnaval cerca de 20 toneladas de lixos. O balanço, divulgado pelo DLU (Departamento de Limpeza Urbana), inclui os resíduos coletados de sexta-feira (17) até a última quarta-feira em cerca de 40 pontos da cidade. Segundo a Prefeitura, mais de 200 funcionários das equipes de limpeza trabalharam durante este período, nos pontos de concentração dos blocos e fazendo a varrição dos lixos abandonados.
Além do acumulado do lixo, estão as irregularidades constatadas durante as fiscalizações, que resultaram em 18 estabelecimentos fechados durante os cinco dias (veja mais abaixo). Mesmo com as ocorrências, a Prefeitura considera que o saldo foi positivo.
“Foram nove dias de atividades, 318 horas de folia, mais de 700 pessoas envolvidas na operação e na parte econômica, o incremento foi de 40% a 50% no faturamento do comércio do entorno dos blocos”, informou.
SUJEIRA
Segundo o DLU, durante o período foram feiras aproximadamente, 30 lavagens nas vias e praças, com água e detergente, nos locais onde os blocos reuniram grandes concentrações de público, entre 1 mil e 8 mil pessoas, como o Largo do Rosário, no Centro, e vários pontos nos distritos de Barão Geraldo, Sousas e Joaquim Egídio.
LEIA MAIS
Previsão do tempo: sábado em Campinas deve ter máxima de 29ºC e tempestades
Empresário de 45 anos foi estrangulado em invasão a escritório, em Campinas, diz SSP
ESTABELECIMENTOS FECHADOS
A equipe de fiscalização esteve em 222 estabelecimentos comerciais durante a Operação Carnaval para o cumprimento da determinação que proibiu a venda de bebidas em garrafas/recipientes de vidro para foliões nos desfiles dos blocos e proximidades.
Nos cinco dias da ação, 18 estabelecimentos – oito bares, oito lojas de conveniência e duas adegas – foram fechadas pelos fiscais, que trabalharam com a Guarda Municipal de Campinas.
Na avaliação do coordenador da fiscalização da Seplurb, Emílio Carlos Albieri, a Operação Carnaval foi positiva.
“Tivemos poucas reclamações. Procuramos ir a todos os estabelecimentos nas proximidades dos desfiles dos blocos e orientar. E nas situações em que foram flagrados com problemas na documentação ou no descumprindo do decreto sobre a venda de bebidas em recipientes de vidro para consumo externo, que foram poucos, os fiscais agiram e os locais foram imediatamente fechados”, diz Albieri.
Além dos estabelecimentos fechados, na sexta-feira (17), primeiro dia da operação, um evento clandestino com 600 pessoas também foi encerrado pelos fiscais e guardas municipais por falta de alvará (veja o balanço completo aqui).
FLUXO TURÍSTICO E ECONOMIA
Entre os pontos positivos, a Prefeitura destacou a geração de fluxo turístico regional, com vinda de moradores de Paulínia, Hortolândia, Itapira, Mogi Guaçu, Sumaré, Valinhos, Vinhedo, Minas Gerais e até estrangeiros para a cidade.
A secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, agradeceu a parceria de todos os blocos carnavalescos e as forças de segurança e órgãos envolvidos. Em um balanço divulgado na segunda-feira, ainda com o Carnaval acontecendo, a pasta já destacava o aumento nas vendas de bairros e distritos durante os dias de desfiles de blocos. Segundo a Cultura, houve aumento de até 30% nas vendas comparados ao período sem festa.
E A SEGURANÇA?
O major André Pereira, coordenador operacional do 8º Batalhão da Polícia Militar, afirmou que a PM não registrou ocorrência grave no Carnaval de Campinas. O major chamou a operação de “uma longa maratona de planejamento em conjunto com os demais órgãos municipais visando minimizar os riscos e garantir a integridade física de todos os participantes”.
“O saldo total foi positivo graças ao empenho de todos”, frisou. O secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Christiano Biggi, disse que o trabalho efetivo da segurança foi muito bem executado e destacou o empenho dos blocos que cumpriram com as demandas e necessidades.
VEJA FOTOS DOS BLOCOS DURANTE OS DIAS DE CARNAVAL EM CAMPINAS:
LEIA TAMBÉM