Um levantamento da SSP (Secretaria da Segurança Pública de São Paulo) mostra que Campinas registrou, em 2022, 1.153 furtos e roubos em terminais, estações e pontos de ônibus. O número considera os locais de parada dos coletivos do transporte público, mas também inclui o Aeroporto Internacional de Viracopos e até mesmo crimes cometidos dentro de aviões – leia abaixo.
Os dados consideram como vítimas os passageiros que iam, voltavam, esperavam, ou usavam os transportes. Conforme a pasta, entre os 1.153 casos registrados em diversas regiões, 32 aconteceram em Viracopos, quatro em pontos de táxi e a maior parte, 1.117, envolveram usuários do sistema público de ônibus. Entre os locais, estão bairros movimentados e onde ficam os terminais.
A região com o maior número de ocorrências é a Vila Industrial, onde ficam os terminais Rodoviário e Metropolitano. Na lista, aparecem ainda o Centro, a Vila Itapura e o distrito de Barão Geraldo, localidades com grandes concentrações de usuários frequentes de ônibus. O Jardim Hangar, registrado pela secretaria como endereço do Aeroporto de Viracopos, também é citado no ranking. Veja:
- Vila Industrial: 311
- Centro: 252
- Jardim Hangar (região de Viracopos): 105
- Vila Itapura: 29
- Barão Geraldo: 22
ITENS LEVADOS
Ainda de acordo com os dados compilados e divulgados pela secretaria de Segurança Pública de São Paulo, os celulares lideram a lista dos itens que são mais levados pelos bandidos. Em seguida, aparecem relógios, documentos pessoais, chaves, carregadores, notebook, monitor de vídeo, chinelos e óculos.
EM VIRACOPOS
Ainda de acordo com a SSP, os furtos e roubos cometidos no Aeroporto Internacional de Viracopos envolvem crimes em diversos locais da área aeroportuária. A maior parte, 15, foi registrada dentro das aeronaves. Confira:
- Aeronaves: 15
- Desembarque: 12
- Estacionamento: 4
- Acessos (escada/elevador): 1
O QUE DIZ A SSP
Em nota, a SSP alega que as forças de segurança trabalham continuamente para coibir, identificar e prender os autores de todos crimes, inclusive os de roubos e furtos. A pasta ressalta que é “imprescindível que as vítimas registrem o boletim de ocorrência, pois com a notificação é possível reforçar o policiamento nas ruas”. Além das unidades territoriais, o registro pode ser feito pela Delegacia Eletrônica, através do site www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br.