A forte chuva que atingiu Campinas no começo da noite deste sábado (2) registrou queda de granizo e ventos de quase 80 quilômetros por hora, segundo a Defesa Civil. O forte temporal foi registrado na região do estádio Brinco de Ouro da Princesa, quando acontecia o dérbi entre Guarani e Ponte Preta.
Por causa do temporal, o jogo foi interrompido por seis minutos. O Guarani venceu a Ponte por 1 a 0 (leia mais aqui). Um alerta da Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgado no final da tarde deste sábado aponta para queda das temperaturas entre a noite e madrugada deste domingo, com períodos de instabilidade.
LEIA TAMBÉM
Veja como ficou a reforma do ‘Prédio do Relógio’ no Centro de Campinas
Saiba como doar brinquedos para crianças internadas em Campinas
A chuva em Campinas
Segundo balanço da Defesa Civil, a chuva foi concentrada na região do estádio. Foram registrados 8,6 milímetros, volume considerado baixo. Não houve registro de ocorrências. As rajadas de vento foram registradas na região do Aeroporto Internacional de Viracopos, com 75,9 km/h às 16h40.
Mudança no tempo
Áreas de instabilidade formadas no interior do estado, começaram a atuar na região com forte intensidade. As próximas horas, seguem com tempo instável.
De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, para o domingo (3) a tendência é de céu parcialmente nublado a nublado. As temperaturas devem permanecer elevadas, entre 20ºC e 32ºC, com sensação de tempo abafado. São esperadas novas pancadas de chuva e grandes chances de temporais principalmente entre o entardecer e as primeiras horas da noite.
E a frente fria?
Entre segunda (4) e terça-feira (5) é esperada uma situação de pré-frontal, o que deve influenciar no desenvolvimento de tempestades na região de Campinas. De terça para quarta-feira (6) uma frente fria avança pelo oceano, próximo ao litoral de São Paulo.
“Até a segunda-feira, o tempo fica abafado, com temperaturas elevadas e nebulosidade variável – de parcialmente nublado a nublado, e as temperaturas mais altas são esperadas para a segunda-feira, em torno de 33ºC”, afirma o meteorologista do Cepagri, Bruno Bainy.
Para meados da próxima semana a expectativa é de céu nublado a encoberto, com algumas entradas rápidas de sol e chuvas. Essa condição deve limitar a elevação das temperaturas máximas, que ficam um pouco mais amenas até quarta-feira.
Ainda de acordo com a previsão estendida do Cepagri, as temperaturas devem voltar a subir no decorrer de quinta-feira (7), quando teremos o feriado prolongado do Dia da Independência do Brasil.
Queda nas temperaturas
Segundo a empresa Climatempo, as temperaturas devem variar bastante nos próximos dias, com registro de queda na próxima quarta-feira (6). Veja os detalhes abaixo:
– Domingo (3): entre 19ºC e 33ºC
– Segunda-feira (4): entre 20ºC e 34ºC
– Terça-feira (5): entre 17ºC e 27ºC
– Quarta-feira (6): entre 16ºC e 25ºC
– Quinta-feira (7): entre 16ºC e 30ºC
– Sexta-feira (8): entre 15ºC e 31ºC