Campinas sancionou nesta quinta-feira (20) a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2024. De acordo com a Administração, a previsão de receita para 2024 é de cerca de R$ 7,6 bilhões, o que representa um aumento de 14,7% em relação ao valor de 2023. A LDO pode ser conferida no Diário Oficial desta quinta, através do link.
A LDO é um instrumento de gestão financeira dos municípios, já que estabelece as diretrizes que serão adotadas na elaboração da LOA (Lei Orçamentária Anual), que detalha os recursos destinados a cada área do governo municipal. O documento também é elaborado em conjunto com o plano de metas do governo, que leva em consideração três diretrizes:
- qualidade de vida
- desenvolvimento econômico
- sustentabilidade
LEIA TAMBÉM
Jovem fica em estado grave após ser atingido por viatura da PM em perseguição
Motorista morre após acidente na Anhanguera, em Sumaré
“A LDO vai construir a estrada para o orçamento propriamente dito e estamos tratando destas matérias com total transparência”, disse o secretário de Finanças, Aurílio Caiado.
PRIORIDADES
Para a elaboração da LDO foram levadas em consideração a média da evolução das receitas nos últimos três anos, a aplicação das variáveis macroeconômicas previstas para 2024 (PIB, IPCA e INPC), as receitas de convênios, as operações de crédito, além da receita realizada em 2022 com sua projeção para 2023.
Entre as prioridades e metas estabelecidas na LDO estão investimentos em construções e reformas em escolas e unidades de saúde, obras do BRT e outros projetos nas áreas da habitação, esporte, cultura e turismo.
PESQUISA
Em março deste ano, a Prefeitura de Campinas realizou um levantamento com a população para descobrir os principais motivos de reclamações na cidade. A ideia era utilizar esses dados para planejar o orçamento para o próximo ano. Segundo os moradores de Campinas, as condições do asfalto, a segurança e a saúde foram os tópicos mais mencionados.
Veja o ranking abaixo:
- Pavimentação asfáltica: 243 reclamações
- Segurança pública: 198 reclamações
- Saúde: 168 reclamações
- Transporte e mobilidade: 127 reclamações
- Cultura: 124 reclamações
- Iluminação pública: 113 reclamações
- Meio ambiente: 110 reclamações
- Educação: 102 reclamações
- Esporte e lazer: 100 reclamações
- Limpeza pública: 99 reclamações
- Total de reclamações: 1.608
LEIA MAIS
Dia do Desenrola: agências da Caixa abrirão uma hora mais cedo