Campinas tem registrado cada vez mais casos de depredação de contêineres de lixo, principalmente na região central. Há pelo menos cinco mil desses equipamentos instalados em diversos bairros da cidade, para serem usados na coleta mecanizada de lixo. Só no Centro, são 1,2 mil contêineres.
De acordo com a Prefeitura, por mês, 20 contêineres são depredados em Campinas. Deste total, metade é incendiada. A Administração estima que 10 equipamentos destes queimados, por exemplo, geram um prejuízo de R$ 30 mil aos cofres públicos.
Um exemplo recente desse tipo de situação foi flagrado por câmeras de segurança na Rua Barão de Jaguara, no Centro, na madrugada de ontem (14). As imagens mostram um homem, que andava pela calçada, acompanhado por outra pessoa, e, sem motivo algum, ateou fogo em um dos contêineres de lixo localizados na via.
Poucos minutos depois, já é possível ver o equipamento sendo derretido pelas chamas. Em seguida, uma viatura do Corpo de Bombeiros aparece combatendo as chamas. Confira:
“É um descaso total com a gente aqui. Cheguei para trabalhar de manhã, tinha sujeira tudo aqui. Eu mesmo peguei, tive que puxar porque atrapalhava a frente aqui. (…) A gente precisa do contêiner, porque se tem lixo a gente coloca para ser levado. E agora está desse jeito”, comentou Marcelo de Oliveira, gerente do estacionamento que fica em frente ao local do contêiner que foi queimado na Barão de Jaguara. As câmeras de segurança do estabelecimento dele que flagraram o ato de vandalismo.
O que acontece com quem depreda contêineres de lixo?
Em nota, a Guarda Municipal afirmou que está atenta a quaisquer situações de vandalismo na cidade por meio do patrulhamento preventivo e por meio do monitoramento – e isso inclui as lixeiras. Caso seja verificada uma situação de dano ao patrimônio, o autor é abordado e conduzido ao Distrito Policial.
Recentemente, a GM deteve um homem que ateou fogo em uma lixeira na Avenida Francisco Glicério e o suspeito foi apresentado no 1º Distrito Policial.
Como denunciar
As pessoas podem e devem denunciar atos de vandalismo pelo telefone 153 da Guarda Municipal, disponível 24 horas por dia, informando características do suspeito para que os agentes de segurança possam identificá-lo e abordá-lo.
*Com informações de Júnia Vasconcelos/Hidaiana Rosa/EPTV Campinas
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Santa Bárbara terá Feira das Nações com grandes shows; veja
Atendimentos a crianças vítimas de acidentes em casa cresce mais de 350% na região