A secretaria de Saúde de Campinas divulgou nesta quinta-feira (25) um novo balanço das campanhas de vacinação contra a poliomielite e multivacinação na cidade. Ambas as campanhas começaram no dia 8 deste mês e em mais de duas semanas, apenas 17% das crianças de 1 a 4 anos foram vacinadas contra a pólio.
A campanha contra a pólio e multivacinação está prevista para terminar em 9 de setembro. A vacinação da poliomielite previne contra a paralisia infantil, causada por vírus dos tipos 1, 2 e 3. A campanha deste ano é direcionada para crianças de 1 a 4 anos independente do esquema vacinal da pólio.
Segundo o levantamento, até ontem (8) foram vacinadas 9.794 crianças contra a pólio, o que representa uma cobertura de 17%. No caso da poliomielite a meta é vacinar 95% do público-alvo, estimado em 58.813 crianças na cidade.
LEIA MAIS
Vândalo invade Apae de Jaguariúna e destrói vidros e equipamentos
‘Gangue da marcha ré’ invade loja e furta pneus em Campinas
Já a multivacinação tem como meta atualizar o esquema vacinal das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, de acordo com as recomendações do calendário nacional. Na multivacinação, até agora 4.495 crianças menores de 1 ano compareceram às unidades, sendo que 3.688 atualizaram as carteiras. Já entre as pessoas com idade de 5 a 14 anos, 5.975 compareceram às unidades e 2.888 regularizaram as doses atrasadas.
Durante a semana, as vacinas são aplicadas em 66 centros de saúde (o CS Boa Esperança não faz a vacinação). As salas de vacinas abrem às 8h e encerram o atendimento 30 minutos antes do fechamento da unidade .
DIA D
Vale lembrar que no último sábado foi realizado um Dia D de vacinação infantil. Na data, 2.430 crianças de 1 a 4 anos foram vacinadas contra a pólio.Em relação às demais vacinas, 386 crianças menores de 1 ano estiveram nas unidades de saúde e 297 receberam as doses necessárias. Entre 5 a 14 anos, 1.622 compareceram às unidades e 797 foram vacinadas.
Qual a importância de atualizar a vacinação?
Segundo a Saúde, a vacinação é importante para garantir a proteção contra doenças e evitar que algumas doenças já controladas voltem a afetar crianças e adolescentes. Vacinar é proteger contra:
- paralisia infantil
- sarampo
- caxumba
- rubéola
- catapora
- meningite
- tuberculose
- febre amarela
- hepatites A e B
- tétano
- coqueluche
- difteria
- doenças diarreicas
- papilomavírus humano
- haemophilus influenzae
Como saber se falta alguma vacina?
A caderneta de vacinação é um documento oficial com a informação das vacinas indicadas. O profissional de saúde pode, junto com você, avaliar o registro e identificar se as vacinas estão em dia ou se tem alguma dose faltando. A orientação é procurar um Centro de Saúde para receber a orientação da equipe de enfermagem.
A atualização da caderneta pode ser junto com a vacina contra a covid-19? – Sim. Segundo a Saúde, a partir de 3 anos, a vacina contra a covid-19 pode ser aplicada no mesmo dia. Atualmente, crianças com 3 anos ou mais já podem se vacinar contra a covid-19 em Campinas. A vacinação também ocorre em todos os Centros de Saúde, sem a necessidade de agendamento.
LEIA TAMBÉM
Primeiro passeio com o bebê, um momento especial