Moradores da região de Campinas precisam ficar atentos para o risco de incêndios florestais entre esta quarta-feira (11) e o sábado (14), segundo um novo alerta da Defesa Civil emitido na tarde hoje (10). Temperaturas altas, com máximas na casa dos 34°C, umidade do ar abaixo de 25% e rajadas de vento serão favoráveis para o início espontâneo, propagação e intensificação de incêndios florestais.
Desde a noite de ontem (9), uma queimada de grandes proporções mobiliza equipes na região do Pico das Cabras, em que as chamas chegaram ao lado do Observatório Municipal Jean Nicolini. Hoje, uma força-tarefa foi criada com equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, uso de caminhões da Sanasa, e de maquinários de Serviços Públicos para o combate ao incêndio (leia mais abaixo).
O que fazer ao avistar uma queimada ou risco de incêndio?
“Ao avistar uma queimada, as pessoas devem ligar para o Corpo de Bombeiros pelo 193. Em caso de soltura de balões, por ser crime, a Polícia Militar deve ser acionada pelo 190 ou a Guarda Municipal pelo 153”, informa o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.
Para mais informações acesse aqui.
Como evitar novos incêndios
Com essas condições meteorológicas, é preciso ter ainda mais atenção em áreas de vegetação seca, impedindo o início dos focos. Além disso, deve-se evitar práticas como:
- Queima de lixo;
- Limpeza de terrenos e em áreas rurais com fogo;
- Descarte inadequado de bitucas de cigarro
- Lançamento de balões e o acendimento de fogueiras.
Sidnei Furtado ressalta que ao colocar fogo no mato, além de praticar um crime, o autor causa prejuízos imensos aos animais, à vegetação e à comunidade.
Cuidados com a saúde
Conforme serviços de meteorologia, ao longo do dia, permanece a sensação de calor e de abafado, com aumento gradual da temperatura. À noite, a sensação térmica será mais amena com a queda da temperatura, mas não há previsão de chuva imediata, apesar de uma possibilidade nos próximos dias, segundo a previsão do Climatempo (saiba mais aqui).
O risco de incêndios e a baixa umidade do ar exigem cuidados com a saúde. É preciso tomar bastante água, evitar ficar exposto ao sol, em ambientes com aglomeração de pessoas e usar soro fisiológico para lubrificar olhos e narinas.
Inalar fumaça e fuligem das queimadas pode agravar crises de asma, aumenta o risco de inflamação nos pulmões e irritar as mucosas, a pele e os olhos, aumentando o risco de conjuntivite bacteriana. No nariz, os poluentes causam inflamação, acarretando em quadros de rinite e sinusite.
Thiago Nogueira, professor Doutor do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP, explica que, além dos efeitos de curto prazo, a exposição prolongada à poluição do ar pode causar problemas mais graves a médio e longo prazo, como câncer de pulmão, doenças cardíacas e até cerebrais. Quando expostos à fumaça das queimadas, os pulmões entram em contato com poluentes na forma de partículas finas, que podem penetrar no sistema respiratório.
As substâncias também irritam os tecidos pulmonares, causando inflamação e reduzindo a capacidade dos pulmões de transportar oxigênio para o sangue, o que pode levar a problemas respiratórios crônicos como bronquite e asma, além de aumentar o risco de danos permanentes ao tecido pulmonar. De acordo com o professor, isso contribui para o desenvolvimento de doenças como enfisema pulmonar
“Os cientistas de todo mundo já estão convencidos de que a poluição do ar causa inúmeras doenças e não somente doenças relacionadas ao pulmão. A Organização Mundial da Saúde estima que todos os anos cerca de 8 milhões de pessoas morrem prematuramente por conta da poluição do ar”, diz.
Força-tarefa no Pico das Cabras
Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros atuam desde a segunda-feira (9) no combate a incêndio na Serra das Cabras. A força-tarefa conta ainda com caminhões da Sanasa, de empresa prestadora de serviço para a Prefeitura e de maquinários de Serviços Públicos.
Em Campinas, durante esse período mais crítico, a Administração informa que há reforço das equipes dos plantões da Operação Estiagem e das máquinas (tratores e retroescavadeira) nas áreas de preservação ambiental para facilitar o acesso e apoio ao Corpo de Bombeiros.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA NO ACIDADE ON PIRACICABA
Inmet aumenta grau de severidade e estende alerta para onda de calor; entenda
Veja como foi a entrevista com Barjas Negri, candidato à Prefeitura de Piracicaba