Campinas tem uma previsão de uma nova frente fria na segunda quinzena de julho, segundo informou o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp.
De acordo com o meteorologista Bruno Bainy, a região terá queda nas temperaturas e chances pequenas de chuva devido a uma frente fria que atinge o litoral entre os dias 12 e 13 de julho.
“Uma frente fria deve chegar ao litoral do estado entre os dias 12 e 13, e vai atuar de forma semi-estacionária até o dia 14 ou 15, seguindo pelo litoral de Rio de Janeiro e Espírito Santo. Pra nossa região, as chances de chuva são muito pequenas, não se descarta alguma chuva mais leve e isolada, entre os dias 16 e 17”, afirma.
LEIA MAIS
Tempo seco: consórcio PCJ emite alerta de possível restrição de abastecimento de água
Reforma do CCC, em Campinas, tem atraso e previsão é final do ano
No caso do litoral, a precipitação deve ocorrer entre os dias 16 e 17, devido a “entrada de ventos do oceano, que favorecem a formação de nuvens na costa do estado”, relata Bainy.
QUEDA NAS TEMPERATURAS
Com a chegada da frente fria no litoral, as cidades da região de Campinas devem apresentar queda nas temperaturas entre os dias 16 e 17 de julho.
“Nesses dias também teremos declínio nas temperaturas, mas que não deve ser muito acentuado e deve durar pouco”, completa Bruno.
O meteorologista ressalta que, para fins de previsão do tempo, essas datas estão muito distantes. “Por isso tratamos como “indicativos” e não como previsão propriamente dita”, finaliza.
PRÓXIMOS DIAS
De acordo com a empresa Climatempo, as temperaturas mínimas devem ficar entre 13ºC e 15ºC nos próximos dias. A previsão de tempo mais frio acontece no dia 15 de julho, quando os termômetros devem marcar entre 14ºC e 25ºC.
O período também deve registrar sol com poucas nuvens e terá noites com tempo aberto e sem nebulosidade.
ÚLTIMAS FRENTES FRIAS
A última frente fria que atingiu a região foi em junho, quando as temperaturas mínimas chegaram a 7ºC em Campinas. Além do frio, o sistema resultou em chuvas.
Além disso, maio registrou uma onda de frio e queda brusca nas temperaturas, que ficaram em torno de 10ºC.
LEIA TAMBÉM
Conheça resorts para ir de carro com as crianças nas férias