Campinas terá uma nova frente fria com risco de temporais a partir desta quinta-feira (27), segundo informou o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp. Contudo, apesar da probabilidade de pancadas de chuva, a região terá “calorão” até lá, com máximas previstas em até 34ºC.
“A frente fria deverá chegar na sexta-feira, mas já poderemos ter instabilidades e chuva na quinta, aqui na região, especialmente à partir do final da tarde. Teremos dias bem quentes entre hoje e amanhã”, explica o meteorologista do Centro, Bruno Bainy.
Para esta quarta-feira, a previsão é tempo seco e abafado, com a máxima em 32ºC. Já amanhã a máxima pode chegar a 34ºC, reforçando o desconforto térmico e agravando a sensação de “calorão”.
A partir do entardecer, no entanto, uma condição de maior instabilidade poderá resultar em pancadas de chuva e temporais na região, com maiores probabilidades entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira.
LEIA TAMBÉM
Incêndio atinge área de reciclagem em Campinas e causa coluna de fumaça; veja imagens
Empresa de telemarketing abre 260 vagas de emprego em Campinas
FRENTE FRIA
De acordo com Bainy, a chegada desta frente fria reforçará áreas de instabilidade e contribuirá na entrada organizada de umidade sobre São Paulo, ocasionando pancadas de chuva e temporais em todos os setores. Apesar disso, ela não deve diminuir muito as temperaturas.
“Essa frente fria passará pelo oceano, próximo ao litoral paulista, ao longo da sexta-feira. Ainda nesta quinta-feira, as temperaturas sobem bastante até à tarde, com sensação generalizada de calorão e tempo abafado, e na sexta-feira, a maior nebulosidade e ocorrência de chuvas limita a elevação das temperaturas, mas não teremos a entrada de ar frio”, comenta.
MAIOR NEBULOSIDADE
Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), entre a tarde de quinta e o final de semana, o céu mantém condição de parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva e temporais que podem ser recorrentes. Até o momento, os indicativos apontam para chuvas abundantes, com picos de intensidade e volumes estimados da ordem de 50 mm até o domingo.
“Em relação ao volume de chuvas, é um volume elevado, mesmo sendo distribuído entre quinta à noite e segunda-feira pela manhã, especialmente considerando as chances de pancadas mais fortes. A gente espera alguns episódios de temporais, que podem acarretar pontos de alagamento, por exemplo. Então, essa seria a principal preocupação”, afirma Bainy.
CLIMA ABAFADO
Segundo Bainy, as temperaturas não sofrerão quedas muito significativas com a chegada desta frente fria. “Entre sexta-feira e segunda as temperaturas ficam em uma menor amplitude térmica por conta da nebulosidade e chuvas: mínimas em torno de 20ºC e máximas entre 25 e 27ºC, a depender de períodos de sol entre nuvens entre o final da manhã e primeiras horas da tarde. Inclusive, com a temperatura podendo subir até em torno de 27ºC pode ser reforçada a sensação de tempo abafado”, afirma.
SEGUNDA FRENTE FRIA COM QUEDA NAS TEMPERATURAS
Ainda sob os impactos da frente fria que chega a partir de quinta-feira, a região presenciará uma segunda frente fria a partir do começo do mês de novembro, já na próxima semana. “Na virada de mês, uma segunda frente fria está sendo apontada pelos modelos matemáticos de previsão de tempo, que deverá cruzar o estado, provocando chuvas generalizadas e volumosas, resultando também em uma queda nas temperaturas associada à entrada de um ar mais frio”, explica Bruno.
Até o momento, há indicativos consistentes de mínimas abaixo de 14ºC, com chuvas volumosas até o dia 3 de novembro. “O ar frio, pós-frontal, chega com mais força e causa mudanças mais significativas”, finaliza o meteorologista.
LEIA MAIS