Campinas terá de predomínio de sol na região durante as eleições deste domingo (2). Por volta das 7h50, a temperatura registrada pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, era de 19.9 ºC, com ventos de 20.8 km/h. Ainda de acordo com o Centro, o domingo terá alguns períodos de céu parcialmente nublado, mas não há indicativos de chuva.
Durante o dia, a temperatura mínima está prevista em 16ºC e a máxima em 28ºC, devido à maior entrada de radiação solar. Neste domingo, os ventos apresentam intensidade fraca, mas a partir do entardecer assume intensidade moderada a forte.
NO ESTADO
Para o domingo de eleições a tendência é de predomínio de sol em boa parte do estado, com céu parcialmente nublado a nublado no setor sul e na faixa litorânea. Há possibilidade de chuvas leves e isoladas no litoral, pela entrada de umidade do oceano, e pancadas de chuva nas regiões da Serra da Mantiqueira e Circuito das Águas, pela interação do escoamento do ar com o relevo.
LEIA TAMBÉM
Eleições 2022: Quase um quarto dos eleitores de Campinas são idosos
Preso vota? Dois presídios da região de Campinas terão seção eleitoral; entenda
Nos próximos dias o ar frio vai perdendo força, e a dinâmica da nebulosidade terá papel fundamental na distribuição de temperaturas no estado. O final de semana, com maior presença de sol, terá temperaturas em elevação e máximas superando os 30ºC no centro-norte, especialmente no domingo.
OUTUBRO CHUVOSO
Campinas terá um mês de outubro com temperaturas abaixo da média e pancadas de chuva durante vários dias, segundo a previsão estendida do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura). De acordo com o meteorologista Bruno Bainy, as precipitações seguem recorrentes durante os primeiros dias do mês.
“Até o dia 10, os indicativos são de volumes mais elevados de chuva. Pra semana que vem, a expectativa é que teremos pancadas de chuva durante vários dias”, relata. Segundo Bainy, esse cenário é comum para a época do ano.
“Na verdade, outubro já é um mês bem mais chuvoso do que setembro. Em termos de volume, é praticamente o dobro do volume climatológico. Em setembro, a média é de 62 mm, e outubro, esse volume já vai para 120 mm. Então, os indicativos não apontam para um período de estiagem ou ondas de calor como a gente teve nos últimos anos. Nesse outubro, a gente deve ter chuvas regulares e intervalos menores entre um episódio de chuva e outro”, explica.
De acordo com a média histórica, que acompanha os registros entre os anos de 1991 e 2020, o mês de outubro costuma ter uma média de 117,1 milímetros de chuva em cerca de 8,6 dias de precipitação.
LEIA MAIS