A chegada de uma nova frente fria prevê temperaturas mínimas de até 8ºC no decorrer desta semana, em Campinas.
De acordo com a previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, uma frente fria estacionária entre os estados do Paraná e São Paulo irá ocasionar queda nas temperaturas e chuvas na região a partir dos próximos dias.
CHUVA CHEGA NA QUARTA
Entre a quarta (8) e quinta-feira (9), a onda de frio avança pelo litoral. Em Campinas, há chances de chuva já na quarta-feira, com poucos impactos nas temperaturas. O clima deve apresentar bastante nebulosidade até a quinta-feira, segundo o Centro.
Na sequência, entre quinta-feira e o sábado (11), uma segunda frente fria atuará sobre o estado, com uma trajetória mais continental, e deverá ocasionar chuvas em toda a região.
De acordo com o meteorologista do Cepagri, Bruno Bainy, teremos a entrada de uma massa de ar fria, de origem polar, que provocará acentuado declínio nas temperaturas entre o sábado e o domingo (12), mantendo as temperaturas baixas por alguns dias.
Durante esta segunda frente fria, as chuvas são esperadas principalmente para a sexta-feira (10). As temperaturas mais baixas da região devem ser registradas no domingo e na segunda-feira (13), com mínimas entre 8ºC e 10ºC, e as máximas ficam em torno de 20 a 22ºC.
LEIA TAMBÉM
Briga entre torcedores fere PM e cavalos; cinco são detidos em Campinas
Futuro e protagonismo humano são debatidos no Agenda Piracicaba
VENTOS MODERADOS E CHUVAS
Segundo a previsão do Cepagri, ventos moderados a fortes são esperados para o sábado. Já no domingo, haverá alguns períodos de ventos mais intensos, que podem baixar a sensação térmica, especialmente à noite.
Quanto à precipitação, os modelos têm apontado para chuvas recorrentes ou persistentes na sexta-feira, totalizando algo em torno de 15 mm. Para o meteorologista Bruno Bainy, o volume esperado é muito significativo para o mês.
“Se tivermos algo em torno de 15 mm será uma chuva importante, pois junho é um mês de baixo índice pluviométrico, com média de 45 mm”, afirma o meteorologista.
EM MAIO
Em maio, Campinas registrou uma frente fria e recorde de baixa temperatura para o ano com mínima de apenas 4,3ºC. De acordo com o Cepagri, esta foi a segunda menor temperatura para maio desde 1989. A primeira, segundo os registros, aconteceu em 19 de maio de 1990, quando Campinas atingiu 4ºC.