A rede municipal de Campinas vai abolir a regra de um metro de distância entre os alunos a partir do dia 3 de novembro, seguindo, assim, o decreto do governo estadual. A informação foi anunciada nesta sexta-feira (15). Ontem (14), a secretaria de Educação de Campinas confirmou que o retorno às aulas presenciais será obrigatório no próximo mês.
Atualmente, segundo a pasta, vale a regra de um metro de distância. Com a volta presencial obrigatória, a rede municipal vai, a partir de segunda-feira (18), realizar a preparação das escolas para receber os alunos. Esse processo ocorrerá até o dia 29.
Além disso, a implementação da medida no município se dará de forma escalonada, e conforme orientação do Governo do Estado divulgada na última quarta-feira (13). Já o decreto municipal de Campinas com as orientações será publicado no Diário Oficial nos próximos dias.
RODÍZIO
Como o fim do distanciamento só irá ocorrer em novembro, o secretário de Educação de Campinas, José Tadeu Jorge, esclareceu que as escolas do município vão continuar recebendo os alunos em esquema de rodízio durante este mês de outubro.
Na rede municipal, 67,2 mil alunos estão matriculados em 208 escolas. Desde abril, as unidades funcionam em esquema de rodízio.
QUEDA DE CASOS
O retorno obrigatório ocorre em momento de queda de casos, de internações e de óbitos causados pelo coronavírus. Foi considerado também o estágio avançado da vacinação no município.
Todos os profissionais da rede municipal de ensino já estão vacinados com duas doses. Foram aplicadas mais de 1,7 milhão de doses no município, sendo que 61,2% da população estão com a imunização completa. Se for considerada a população adulta, a cobertura é de 80,9%.