A Prefeitura de Campinas anunciou ontem (25) a homologação da licitação para a pavimentação do bairro Solar, que faz a divisa entre o distrito de Barão Geraldo e a cidade de Paulínia. O pedido de asfalto nas ruas do bairro era uma antiga reinvindicação dos moradores. Segundo a Administração serão investidos R$ 9.366.580,03 na obra, e a previsão é que os trabalhos no local se estendam ao longo de 18 meses.
Segundo o cronograma divulgado pela Prefeitura, a obra no local deve começar em até 60 dias. Ao todo, serão pavimentados de 2,6 km de vias e ainda haverá a instalação de 3 km de drenagem.
O bairro Solar foi fundado em 1982 e abriga cerca de 150 famílias que aguardavam há quatro décadas por essa intervenção.
LEIA TAMBÉM:
Ataques de cães: meninos de 7 a 14 anos são as principais vítimas, em Campinas
Veja a previsão do tempo em Campinas para os próximos 10 dias
Moradores celebram conquista
Moradora do bairro há 30 anos Ligia Francelina Leite falou sobre a importância das obras para a comunidade local. “O asfaltamento das ruas é uma necessidade urgente, pois, no calor, a poeira incomoda e, no período chuvoso, a lama dificulta a circulação”, afirmou. Segundo ela, as melhorias valorizarão os imóveis e facilitarão a locação.
O pedido oficial para as obras foi feito há 15 anos. Atualmente, os lotes têm apenas acesso a água e esgoto, graças a uma ação conjunta dos próprios moradores. Além disso, contam com fornecimento de energia elétrica, mas os custos dos postes foram assumidos pelos habitantes. Dessa vez, o plano de recapeamento anunciado pela Prefeitura não acarretará despesas adicionais para a comunidade.
Rosângela Maria Galante Martinhago, presidente da Associação dos Moradores do bairro, afirma que os moradores estão otimistas e atentos ao andamento das obras. Ela ressalta que a comunidade acompanhará de perto esse tão aguardado processo, visando à sua conclusão e à resolução definitiva de um problema que perdura há tanto tempo.
LEIA MAIS:
Emdec aplica 15 multas em operação conjunta com a PM na Norte-Sul