- Publicidade -
CotidianoCampineira é a 1ª do Brasil a receber novo modelo de passaporte; veja como será

Campineira é a 1ª do Brasil a receber novo modelo de passaporte; veja como será

Vídeo mostra maior proteção contra fraudes e elementos que representam o Brasil; mulher de Campinas será a primeira a receber

- Publicidade -

Uma mulher de Campinas será a primeira a receber o NPB (Novo Passaporte Brasileiro), criado pela Casa da Moeda do Brasil, em parceria com a PF (Polícia Federal) e com o Ministério das Relações Exteriores. Os documentos com as novas características começaram a ser emitidos nesta terça-feira (3) em todo o Brasil e a primeira unidade deve ser entregue na cidade até o final de semana.

Segundo a PF, terá direito a receber o novo modelo quem realizou o pedido a partir da última sexta-feira (29) e aqueles que necessitarem fazer a renovação do passaporte atual depois do prazo de validade. No exterior, o documento começará a ser expedido em embaixadas e consulados somente em 2024. Um vídeo feito pela Casa da Moeda do Brasil mostra as novidades. Assista abaixo:

Quanto vai custar?

Ainda de acordo com o órgão federal, o valor para emissão do passaporte comum segue o mesmo, R$ 257,25. Porém, para os casos de urgência e de emergência, a confecção e a entrega custam R$ 334,42. A PF também diz que o valor aumenta se a pessoa deixar de apresentar o documento anterior vencido.

Novo passaporte começou a ser emitido hoje em todo o Brasil (Foto: Reprodução/Divulgação/Casa da Moeda do Brasil)

O que mudou?

Além de incluir nas páginas figuras que representam a flora e a fauna brasileiras, o passaporte também tem imagens detectáveis sob a luz ultravioleta e mais marcas d’água, o que serve como reforço à segurança contra fraudes, segundo o Governo Federal. O brasão da República também voltou à capa do documento, que ganhou mais cores e elementos sobre a cultura nacional.

Ainda de acordo com a Polícia Federal, a página com as informações pessoais do cidadão terá uma foto em preto e branco formada com dados biométricos, além da foto colorida tirada no ato de fazer o documento oficial. A atualização que passa a valer hoje acontece oito anos depois da última alteração. Em 2015, um chip foi adicionado ao documento e o prazo de validade foi ampliado de cinco para 10 anos.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

- Publicidade -

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: https://bit.ly/2XrTytC

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA MAIS

Rede de supermercado tem 200 vagas de emprego e faz seleção no Centro de Campinas

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -