Um cão farejador da Guarda Municipal de Americana encontrou, nesta segunda-feira (11), o corpo de um homem em uma área de mata às margens da Rodovia Zeferino Vaz, em Paulínia. As buscas tiveram início depois que dois cachorros domésticos encontraram partes de uma ossada carbonizada e levaram até um lava-rápido que fica na região, nos dias 4 e 30 de outubro – leia mais abaixo. A vítima ainda não foi identificada.
De acordo com a Polícia Civil, a perícia indica que todas as partes encontradas são de um mesmo corpo. O material foi apreendido e vai passar por perícia. Apesar da ossada estar carbonizada, não foram identificados sinais de violência no crânio e esqueleto da vítima, o que ainda não descarta a hipótese de assassinato. A polícia trabalha com várias frentes de investigação a respeito das causas da morte e não descarta nenhuma hipótese.
Ainda, de acordo com as primeiras análises, a morte da vítima possivelmente aconteceu há pelo menos três meses.
As buscas com o cão da Guarda Municipal de Americana tiveram início na última quinta-feira (7), mas foram suspensas por causa das chuvas. Os trabalhos com o cão busca foram retomados nesta segunda-feira.
Em nota, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) afirmou que “na tarde desta segunda-feira, foram localizadas novas partes de corpos na Avenida Professor Benedicto Montenegro, com o apoio do canil da Guarda Municipal. Foi requisitada perícia ao local dos fatos. Demais detalhes serão preservados para garantir a autonomia ao trabalho policial“.
Cachorros levaram restos mortais para lava-rápido na região
As buscas pelo corpo que foi encontrado hoje tiveram início depois que dois cachorros domésticos encontraram parte de uma ossada carbonizada e levaram até um lava-rápido de caminhões, no bairro Betel.
A dona do comércio contou que os cães apareceram com restos morais no lava-rápido em dois dias diferentes, no dia 4 e 30 de outubro. Os cachorros, um macho e fêmea, estão sempre no local porque recebem cuidados e alimentos. Logo, os agentes de segurança concluíram que havia um corpo naquela área e entraram em contato com a Romu Canil de Americana para ajudar nas buscas.
Cão farejador da Guarda Municipal de Americana
O cão Duque, da Romu Canil da Guarda Municipal de Americana foi solicitado pela Guarda Municipal de Paulínia para auxiliar nas buscas pelo corpo na área de mata.
Duque – animal da raça Bloodhound chegou à sede da corporação de Americana em março de 2021, com 73 dias de vida. Passou por um processo meticuloso de adaptação, ambientação e criação de vínculos com o condutor responsável por ele. E após esse processo, esteve apto a auxiliar na elucidação de crimes.
Também conhecido como cão de Santo Humberto, o Bloodhound possui um faro excepcional e é dotado de uma inteligência acima da média. É muito habilidoso na identificação de criminosos e de pessoas desaparecidas, e sua atuação é reconhecida como forma de prova nos tribunais.
Com um sistema olfativo extremamente desenvolvido, o animal é capaz de chegar a qualquer pista mesmo depois de passadas muitas horas da presença da pessoa no local. O canal olfativo dessa raça é acoplado à orelha, característica que o torna o melhor farejador entre todos os cães.
Com informações de Fernando Evans/g1 Campinas
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Carros pegam fogo no Centro de Piracicaba e assustam moradores
Homem é preso por atirar em dois pitbulls durante briga entre animais