Em clima de Copa do Mundo, o Dpbea (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal) de Campinas lançou a campanha “Copa Pet de Adoção Dpbea”, que incentiva a adoção responsável de animais no município.
A seleção de bichinhos ganhou um álbum de figurinhas virtual, semelhante ao da Copa do Mundo de Futebol. O “Cãopeonato 2022” está repleto de cachorrinhas e cachorrinhos que esperam por uma nova família. Já o time da “Copa do Gatar” também tem lindos bichanos prontos para serem amados. Veja fotos abaixo.
Os animais que esperam por adoção no Dpbea de Campinas passaram por atendimento médico veterinário, estão castrados, vacinados, vermifugados e microchipados.
COMO ADOTAR?
Para adotar um cão ou um gato, o interessado deve entrar no site Portal Animal – https://portalanimal.campinas.sp.gov.br/ – e clicar na imagem do cão ou gato que deseja levar para casa. Após escolher o novo amigo, é preciso clicar em ‘Quero Adotar’, no ícone que está localizado no espaço inferior de cada página.
O próximo passo é preencher um pequeno formulário e aguardar o contato da equipe do Dpbea, que é feito no mesmo dia.
“Cães e gatos esperam por um lar repleto de amor, companhia, famílias carinhosas e responsáveis. Dê uma chance de recomeço, leve luz a uma vida que merece ser feliz!”, disse o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes.
LEIA TAMBÉM
Dengue em Campinas: Saúde emite alerta de alto risco para oito bairros
Veja fotos da primeira Parada de Natal de Campinas
RESPONSÁVEL
O secretário ressalta, no entanto, que não se deve adotar por impulso e é preciso ter responsabilidade. “Quando se adota um animal, se assume uma responsabilidade por uma vida”.
De acordo com o diretor do Dpbea, Vagner Bellini, existe a necessidade de sensibilizar a população sobre a prevenção e o combate ao abandono, maus-tratos e crueldade contra animais. O diretor lembra que os pets sentem dor, tristeza, solidão e alegria. “Adotá-los é um ato de amor”.
AÇÕES
Entre as políticas públicas de proteção e bem-estar animal desenvolvidas e implementadas pela Prefeitura Municipal de Campinas estão a microchipagem, a castração através do Castramóvel, o atendimento médico veterinário gratuito das clínicas móveis e também campanhas de adoção.
De acordo com o secretário, “só os números de 2022 apontam 272 animais disponibilizados para a adoção através do Portal Animal Campinas e mais de 181 animais adotados”.
ABANDONO
Abandono e/ou maus tratos a animais configura crime e, portanto, deve ser denunciado e punido. A lei municipal nº 15.449/17 estabelece normas envolvendo a proteção, defesa e bem-estar animal no município de Campinas.
O artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº. 9.605/1998), da legislação federal, penalizado com detenção de três meses a um ano quem pratica maus tratos contra animais. A denúncia pode ser feita pelo sistema 156 da Prefeitura de Campinas.