Capivaras soltas no trânsito têm preocupado quem passa pelas imediações do Parque Taquaral e do Lago do Café, em Campinas. Durante a noite, quando ficam mais ativos, os animais circulam livremente pela Avenida Heitor Penteado, bem ao lado da movimentada pista e da ciclovia.
E tem um motivo claro para isso: buracos no alambrado. A reportagem da EPTV encontrou ao menos três falhas na cerca do Parque Portugal, o que facilita a saída dos animais. O Lago do Café fecha os portões às 15h; no Taquaral, os acessos ficam abertos até às 21h.

Além disso, diversas capivaras foram flagradas pela reportagem andando pelas ruas da região durante o final de semana – nas calçadas, no canteiro central e também no meio da rua – um risco para os animais e também para os motoristas.

O advogado Luiz Carlos Caldas conta que se deparou com os animais no caminho, o que quase causou um acidente.
“Estava passando de carro, fui entrando na rotatória e tinha uma com a cabecinha. Dei uma brecada meio assustado. Liguei para a Polícia Militar, que me encaminhou para a Emdec, eles fizeram um protocolo já faz um tempo. Pensei que eles viriam rapidamente para evitar algum acidente, mas não apareceram, né?”,
afirma.
Capivaras na Lagoa do Taquaral
Hoje, vivem ali cerca de 120 capivaras no Taquaral e outras 40 no Lago do Café. Segundo a Prefeitura, todas do Taquaral já foram castradas, e o processo agora segue no outro parque. Mas isso não tem impedido que elas atravessem ruas, entrem na ciclovia ou fiquem no canteiro central.


Acidentes envolvendo capivaras
Na semana passada, o acidade on mostrou que uma ciclista caiu e se machucou atropelar uma capivara no local. Moradores relatam que já pediram ajuda à Guarda Municipal e à Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento) em diferentes ocasiões, por causa do risco no trânsito — mas afirmam que os chamados não foram atendidos.
VEJA TAMBÉM: Desaparecidos: conheça plataforma para divulgar pessoas que sumiram na região
Outro problema é a ausência de sinalização. Não há nenhuma placa alertando motoristas ou pedestres sobre a possível presença de animais soltos.
O que diz a Prefeitura?
Em nota, a Prefeitura informou que as capivaras são protegidas por legislação federal e, por isso, não podem ser confinadas. Disse ainda que realiza o manejo populacional e monitoramento nos parques, para garantir uma convivência sustentável com os frequentadores.
Sobre os buracos na cerca, afirmou que o Parque Taquaral conta com uma equipe de manutenção permanente e que o alambrado será vistoriado e reparado onde necessário.
A administração também alegou que algumas capivaras chegam à região por galerias pluviais e córregos, inclusive vindas da Praça Arautos da Paz.
E a Emdec?
A Emdec informou que agentes de mobilidade são acionados para retirar os animais da pista e levá-los a locais seguros. Mas, em um flagrante feito pela reportagem da EPTV, uma viatura da empresa passou pelos animais sem qualquer intervenção.
A Prefeitura e a Emdec descartaram a necessidade de sinalização específica para alertar sobre a presença das capivaras no entorno dos parques.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
VÍDEO: motociclista morre após furar sinal vermelho e bater em ônibus
Bebê de 5 meses morre em creche particular após Samu ser chamado para ocorrência de engasgo
Pinacoteca abre inscrições para o 70º Salão de Belas Artes
Piracicaba abre inscrições para novas turmas gratuitas de pilates
Semana começa fria e com chance de chuva em Piracicaba; veja como fica o tempo até sexta-feira