A Caravela da Lagoa do Taquaral, um dos principais cartões-postais de Campinas, começa nesta terça-feira (7) uma nova etapa de manutenção, que deve durar 40 dias. Durante esse período, o espaço permanecerá fechado para visitação.
O trabalho será feito pela equipe do Departamento de Parques e Jardins, da Secretaria de Serviços Públicos, para troca de parte do madeiramento e pintura da estrutura. O custo da obra é de cerca de R$ 90 mil.

O secretário Ernesto Paulella explica que a Caravela passa por desgaste do material, porque fica ao ar livre, sob sol e chuva. “A manutenção periódica é fundamental para que a estrutura se mantenha em boas condições e continue a ser visitada pelos frequentadores do parque”, explica.
Essa é a segunda manutenção em pouco mais de um ano. Em agosto de 2024, a Caravela também passou por obras de pintura, aplicação de verniz e reparos no madeiramento, com a utilização de 350 litros de tinta e 175 litros de verniz.
Caravela
A Caravela, réplica da nau Anunciação, do navegador e explorador Pedro Álvares Cabral, que chegou ao Brasil em 1500, é um dos pontos altos na visita à Lagoa do Taquaral. O parque tem uma caravela desde 1973. Ao longo dos anos, foi totalmente reconstruída e é, desde então, uma atração icônica da cidade.
Antigamente, a embarcação permanecia na água, dentro da lagoa, e já aberta aos visitantes. Em 2013, depois de anos fora da água por estar deteriorada, passou por completa restauração, finalizada em 2014. A partir de então, a Caravela passou a permanecer fora da água, em um deque com bancos, para que os visitantes possam prestigiar a bela vista da lagoa.

Após a manutenção, a Caravela voltará a abrir de sexta-feira a domingo, das 9h às 17h. Escolas podem agendar visitas, e a entrada é gratuita.
A Lagoa do Taquaral fica na avenida Heitor Penteado, s/n, Parque Taquaral, e funciona todos os dias, das 6h às 21h.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Criminoso morre em troca de tiros com a Polícia Militar no centro de Piracicaba
Limeira convoca coletiva de imprensa após registrar segunda suspeita de intoxicação por metanol