A Vigilância Sanitária interditou totalmente uma Instituição de Longa Permanência para Idosos clandestina localizada na Vila Marta, em Campinas. Lá, foram encontradas 12 pessoas residentes. Em nota a Prefeitura informou que a responsabilidade do local é da Casa de Repouso Lírios da Paz, que é alvo da Justiça e teve o terceiro espaço fechado desde 2021 (veja lista abaixo). A interdição foi realizada após uma decisão judicial concedida pelo MP-SP (Judiciário ao Ministério Público de São Paulo).
A ação de interdição ocorreu na manhã de hoje, por volta das 9h30, e contou com a colaboração da secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, do Conselho Municipal de Idosos, além de equipes das polícias Civil e Militar e da Guarda Municipal. Dois dos 12 idosos foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados a unidades de pronto atendimento (UPA). Os demais residentes serão realocados pela secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e pelo Conselho Municipal de Idosos (CMI) após avaliação dos seus estados de saúde. A Prefeitura está em contato com os familiares dos idosos e, se necessário, eles poderão ser recebidos em outras Instituições de Longa Permanência para Idosos cofinanciadas pelo Município.
Problemas estruturais na casa de repouso
A Vigilância Sanitária identificou uma série de problemas na instituição interditada. Entre as irregularidades estão condições físicas inadequadas, falta de prontuários médicos, ausência de documentos dos residentes e falta de contratos entre a ILPI e os responsáveis pelos idosos. Adicionalmente, foi constatada a presença de apenas um chuveiro para todos os residentes, o que evidencia a precariedade nas condições de higiene.
Outras interdições de casa de repouso gerenciadas pela Casa de Repouso Lírios da Paz
- maio de 2021 – Jardim São Gabriel
- maio de 2022 – Santa Odila
- setembro de 2024 – Vila Marta
A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Vandecleya Moro, destacou a importância das fiscalizações regulares em instituições de longa permanência. “É fundamental que essas instituições cumpram as normas de saúde e assistência. Aqueles que não se adequarem serão responsabilizados”, afirmou Moro.
Como denunciar?
A população pode colaborar denunciando possíveis irregularidades em instituições de longa permanência através da Ouvidoria Municipal ou diretamente ao Conselho Municipal do Idoso. As denúncias podem ser feitas anonimamente e são fundamentais para garantir a segurança e o respeito aos direitos dos idosos.
As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, serviço federal, ou junto ao Conselho Municipal do Idoso.
Conselho Municipal do Idoso
Endereço: Rua Ferreira Penteado, nº 1331 – Cambuí
Telefone: (19) 3733-7390, Ramal 3
E-mail: cmi.idoso@campinas.sp.gov.br
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA NO ACIDADE ON PIRACICABA
Frente fria alivia, mas calorão persiste em Piracicaba e região
Suspeita de furto esquece chave do carro em farmácia e é presa