Um casal de empresários de Monte Alegre do Sul deu início a uma campanha de arrecadação para pessoas que necessitam de cuidados médicos e estão passando por problemas financeiros durante a pandemia do novo coronavírus. Mariana França e Cristiano Bueno começaram o “Pão do Bem” para ajudar amigas que estavam realizando uma rifa para conseguir custear tratamentos médicos e cirúrgicos.
“Eu senti a necessidade, no momento, de fazer algo a mais para aquelas duas pessoas que vieram me pedir ajuda”, relembra Mariana. Ao lado do marido, que é padeiro, surgiu a ideia do “Pão do Bem”. Donos de uma fábrica de salgados e sorvetes, o casal decidiu utilizar a estrutura da empresa para começar uma corrente do bem.
O pão é feito por Cristiano Bueno e é vendido por meio das redes sociais e aos conhecidos do casal. Em seguida, 70% do valor é destinado à doação, enquanto 30% da quantia é utilizada na compra dos ingredientes necessários para a fabricação. Mariana ainda defende que, diferentemente da rifa, “o pão todo mundo come”, brinca.
“Esse é o sentido da coisa, ajudar quem realmente precisa”, salienta Mariana.
Repercussão positiva
Após o auxílio às duas amigas do casal, o projeto ganhou uma grande repercussão nas redes sociais e recebeu mais um pedido de ajuda. Desta vez, a arrecadação foi para uma criança de Serra Negra. Com o apoio de dois residentes da estância de Serra Negra, que fizeram o pedido, Mariana e Cristiano começaram mais uma campanha e venderam 800 pães.
Com o tempo, o projeto “Pão do Bem” foi criando os chamados colaboradores, que são amigos e parceiros do casal em outras cidades do Circuito das Águas. Ao todo, a iniciativa já conta com 7 parceiros. De acordo com Mariana, o colaborador é responsável pela venda dos pães e pela movimentação da campanha em seu município.
“O Pão do Bem é associado a amigos. São amigos que abraçam a causa e todos trabalham em prol de uma criança necessitada ou um adulto que tenha dificuldades e que precisa de orçamento para tratamentos”, resume Mariana.
Após finalizar os pedidos, Mariana e Cristiano iniciam a produção dos pães e, em seguida, entregam as encomendas aos colaboradores e são eles que distribuem ao consumidor final.
“A gente sentiu que tem como ajudar mais as pessoas. Se cada um doar um pouquinho do seu afeto, como é mágico”, comenta Mariana.
Arrecadação para Ana Júlia
No momento, o projeto está em sua 4ª campanha de arrecadação e pretende ajudar nos tratamentos médicos da Ana Júlia, que tem seis anos de idade e mora na estância de Socorro. Nascida em 2015, Ana Júlia foi diagnosticada com tetraparesia espástica crônica, hidrocefalia, epilepsia, disfagia na garganta e luxação de quadril.
A campanha do “Pão do Bem” ainda está em andamento, e quem quiser pode participar do projeto através do contato pelos telefones (19) 99905-0212 ou (19) 99991-5577.