As casas que foram atingidas por um caminhão desgovernado na manhã desta quarta-feira (31) em Indaiatuba, correm o risco de desabar, segundo informou a Defesa Civil do município. Isso por que a invasão do veículo destruiu uma das vigas que sustentava as residências. Agora, o órgão acompanha os trabalhos para sustentação da estrutura. O acidente aconteceu na Rua Adhelia Filomena Matione. De acordo com a Prefeitura de Indaiatuba, uma dona de casa foi atingida pelo caminhão (veja mais abaixo).
“Se não escorar, se não fizer uma contenção, uma contingência, tem risco de desabar, porque uma coluna da frente foi quebrada. Nós já identificamos algumas fissuras e no decorrer da retirada do caminhão vamos observar se vai ceder mais, se vai aumentar o colapso. Se isso acontecer, vou acionar o engenheiro da Prefeitura para fazer um laudo de interdição”, explicou coordenador da Defesa Civil de Indaiatuba, Paulo César Feijão.
Ainda no começo da tarde, escoras eram colocadas para viabilizar a retirada do veículo. Parte do caminhão continua dentro de uma das casas atingidas. A empresa responsável pelo veículo informou que o caminhão estava descarregando os tijolos em uma casa no quarteirão de cima, quando o motorista desceu do caminhão, puxou o freio de mão, mas o caminhão desceu e atingiu as casas. A empresa informou ainda que vai se responsabilizar pelos custos dos danos nas casas.
LEIA MAIS
Casa e lanchonete continuam interditadas após incêndio em Sumaré
Após atraso, unidade oncológica de Campinas é ampliada e começa a atender
LIVRAMENTO
Imagens de câmera se segurança flagraram o momento em que o caminhão desgovernado desceu a rua, sem ninguém na direção no momento da descida. O veículo desceu em direção as casas e uma mulher precisou correr para não ser atingida. Ela conta que acredita ter recebido um “sinal” que serviu como um livramento.
“Eu estava saindo para trabalhar, assim que eu fecho meu portão eu escutei uma voz falando no meu ouvido ‘olha para trás’, e no que eu olhei só deu tempo de correr, o caminhão estava vindo em minha direção. Eu corri para baixo e consegui me proteger graças a Deus, foi um grande livramento”, contou Gabrielli Alves dos Santos, que aparece nas imagens correndo na calçada.
SUSTO GRANDE
A moradora de uma das casas atingidas, Francisca Inês dos Santos, conta que se assustou com o barulho e ficou em choque após ver o veículo na residência.
“Eu estava acordada, mas estava deitada ainda. Eu escutei um barulho, abri a porta da sacada do meu quarto, sai e vi o caminhão dentro da minha garagem, fiquei em choque na hora. Eu estava com minha mãe, minha irmã e meu filho, minha mãe é idosa com 88 anos. Ai a gente correu pra ver o que tinha acontecido, mas o importante é que não aconteceu nada com a gente”, disse.
Uma moradora vizinha citou que sentiu um tremor durante a batida. “Eu tinha levado minha neta para a escolinha, tinha chegado e deitado porque estava frio, deitei e daqui a pouco escurei barulhão e tremendo, tremeu aqui”, relatou a dona de casa Maria Domingas.
O ACIDENTE
O acidente aconteceu na Rua Adhelia Filomena Matione, no bairro Jardim Morada do Sol De acordo com a Prefeitura de Indaiatuba, uma dona de casa foi atingida pelo caminhão. Ela estava colocando lixo para fora no momento do acidente e sofreu uma contusão no braço. A vítima foi encaminhada para o Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo), em Indaiatuba e passa bem.
Nas imagens é possível ver ainda que o portão de uma residência e parte do muro foram derrubados com o impacto da batida. Os tijolos que estavam no veículo ficaram esparramados pela rua e sobre um carro que estava na garagem. Por causa do risco, as famílias das duas casas foram retiradas do local. Parte da rua também ficou interditada para o trabalho das equipes.