Campinas recebe no domingo, 7 de dezembro, véspera do feriado da Padroeira da cidade, o Concerto “Magnificat”, uma homenagem especial a Nossa Senhora da Conceição. A apresentação será na Catedral Metropolitana de Campinas, às 17h, com entrada gratuita.
O concerto integra a Série Hilda Hilst e traz ao Centro de Campinas um repertório que destaca a tradição da música sacra brasileira e a contribuição de compositores locais para a história musical do país. Por conta da programação, não haverá missa no horário da apresentação.
A regência ficará a cargo do maestro Clayton Dias, à frente da Orquestra Sinfônica de Campinas, do Coro da Arquidiocese de Campinas e de quatro solistas convidados: Lina Mendes (soprano), Ednéia Oliveira (mezzo-soprano), Jessé Bueno (tenor) e Vinicius Atique (barítono).
Repertório dividido em dois blocos
O concerto “Magnificat: Homenagem à Padroeira de Campinas” será apresentado em dois momentos:
1º Bloco – Brasil Colonial:
Dedicado a obras de Anônimo de Mariana, Manoel Dias de Oliveira e José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, um dos expoentes da música sacra no século XVIII. Entre as peças estão Novena de Nossa Senhora da Conceição, Magnificat e a antífona Salve Regina.
2º Bloco – Compositores campineiros:
O programa destaca a produção local, reforçando o vínculo entre a história de Campinas e sua identidade musical. Serão apresentadas Tota Pulchra, de Manuel José Gomes (pai de Carlos Gomes), além de quatro obras de Carlos Gomes, incluindo o Kyrie da Missa Nossa Senhora da Conceição, a famosa Ave Maria e o Te Deum do poema coral-sinfônico Colombo.
Serviço — Concerto Magnificat em Campinas
Data: Domingo, 7 de dezembro
Horário: 17h
Local: Catedral Metropolitana de Campinas — Praça José Bonifácio, s/n, Centro
Entrada: Gratuita
Observação: Não haverá missa no horário da apresentação.
Fique ON
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
Também estamos on no Threads e no Youtube.
LEIA TAMBÉM
Rock na Concha: edição especial de Natal acontece na véspera do feriado em Campinas
Bebê encontrado morto em mata tinha marcas de violência, diz polícia; padrasto segue preso