
Um trecho de 20 metros do muro do Cemitério da Saudade, em Campinas, desabou durante as fortes chuvas que caíram sobre a cidade entre o final da manhã e o início da tarde desta segunda-feira (12). A queda causou a interdição da calçada e de uma parte da Avenida Engenheiro Francisco de Paula Souza.
“Já foi feita a limpeza da rua e da calçada e os entulhos foram acondicionados no local e serão recolhidos pela AR-9 (Administração Regional 9). A Emdec interditou e sinalizou parte da via e da calçada até que os materiais sejam recolhidos”, detalhou um comunicado da Prefeitura enviado à reportagem.
O problema acontece pouco menos de nove meses após o desabamento de um trecho da estrutura e em meio ao processo para a construção de um novo muro em toda a extensão do espaço. A licitação está orçada em R$ 3,2 milhões. Enquanto a obra não começa, os trechos afetados serão fechados por tapumes.
LEIA TAMBÉM
Obras contra enchentes em Campinas só devem começar no 2º semestre de 2023
Chuva forte faz Unicamp atrasar início de prova na Unip, em Campinas; entenda
DETALHES
O Cemitério da Saudade é um bem tombado desde 2003, já que é considerado um museu a céu aberto por conta das obras de arte tumulares distribuídas em 112 quadras. O espaço fica no bairro Ponte Preta e abre no período de 7h às 18h.
Ainda de acordo com a Prefeitura, o muro foi erguido na mesma época de fundação do local, em 1880, e a última reforma aconteceu há mais de 15 anos.
FORTE CHUVA
Além do desabamento do muro, Campinas registrou alagamentos no CS Santa Rosa e em vias como Princesa d’Oeste, Norte-Sul e Orosimbo Maia. A situação acontece um dia após uma família passar por momentos de tensão em um carro arrastado. A chuva também alterou a programação do vestibular da Unicamp.
A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta de chuvas intensas e contínuas para a região de Campinas até amanhã (13). O aviso de risco meteorológico indica para acumulados elevados, acompanhados por descargas elétricas, rajadas de vento fortes e queda de granizo. Na região, a previsão é de 80 milímetros de chuva.
O aviso, que foi emitido ontem, vale para hoje e amanhã. “Ressalta-se a importância de atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios, ventos e granizo”, disse a Defesa Civil (LEIA MAIS AQUI).
LEIA MAIS