- Publicidade -
CotidianoCenipa encerrará investigações no local de acidente aéreo nesta segunda

Cenipa encerrará investigações no local de acidente aéreo nesta segunda

O Cenipa, informou em nota que tem a previsão de encerrar amanhã (12) os trabalhos no local da queda da aeronave

- Publicidade -

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da Força Aérea Brasileira, informou em nota, no final da tarde deste domingo (11), que tem a previsão de encerrar amanhã (12) os trabalhos no local da queda da aeronave operada pela Voepass Linhas Aéreas, em Vinhedo. No local 62 pessoas morreram após a queda da aeronave que ocorreu no quintal de uma chácara no Residencial Recanto Florido.

Na tarde deste domingo um caminhão guindaste entrou no condomínio e içou asas e cauda do avião. Outro caminhão também entrou no local para recolher peças que vão nortear a investigação sobre o desastre aéreo como os motores. O material que foi recolhido será levado para uma base do Cenipa em São Paulo. Mais cedo o Cenipa informou que prevê apresentar um relatório preliminar sobre as causas do acidente em até 30 dias.

Cenipa sobre retirada dos destroços da aeronave

Em nota, o Cenipa informou que, de acordo com o CBA (Código Brasileiro de Aeronáutica) e com a normas do Sistema do Comando da Aeronáutica, após a liberação por parte do Investigador – Encarregado do Cenipa e do responsável pela investigação policial, a retirada da aeronave do local será de responsabilidade do operador da aeronave.

Neste caso, a Voepass deverá providenciar e custear a higienização do local, dos bens e dos destroços de modo a evitar prejuízos à natureza, à segurança, à saúde, ou à propriedade privada no condomínio residencial Recanto Florido, onde caiu o avião ou danos à coletividade.


A investigação do acidente aéreo


Em entrevista coletiva neste domingo, o chefe da Cenipa, brigadeiro do ar Marcelo Moreno, informou que após a conclusão da Ação Inicial, a investigação avançará para a fase de Análise de Dados.


Neste próximo estágio, serão examinadas as atividades relacionadas ao voo, ao ambiente operacional e aos fatores humanos, bem como um estudo de componentes, equipamentos, sistemas, infraestrutura, entre outros.

- Publicidade -

O chefe do Cenipabrigadeiro do ar Marcelo Moreno, informou em entrevista coletiva à imprensa, no começo da tarde deste domingo (11), em Vinhedoque o órgão conseguiu extrair com sucesso todo o conteúdo duas gravações das caixas-pretas do avião que caiu em Vinhedo.

“Nessa manhã, temos a informação de que conseguimos, 100% de sucesso, obter as informações de voz, informações de dados que correspondem aos momentos que antecederam a esse trágico evento para a sociedade”, confirmou o militar.


Inquérito em Vinhedo

A Delegacia de Vinhedo instaurou inquérito policial para investigar o acidente aéreo. O boletim oficial informa que as diligências estão em andamento com o objetivo de esclarecer os fatos.

Paralela à investigação, desde sábado (10) a Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo tem preservado o local do acidente com equipamentos anti-drone operados por agentes penitenciários da região de Campinas para impedir que equipamentos não autorizados sobrevoem a área.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Inmet emite alerta para risco de geada em Piracicaba; veja temperatura mínima

Taxa de crianças sem registro de nascimento cresce 90% em Piracicaba

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -