A divulgação dos resultados definitivos do Censo 2022 foi prorrogada para abril. O levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que já foi adiado várias vezes, ainda vai ser mantido ao longo do mês de fevereiro, até porque muitos domicílios ainda não foram visitados na região de Campinas. Em Santa Bárbara d’Oeste, apenas 57,5% dos setores foi terminado.
Segundo o Instituto, as cidades são divididas por setores e, conforme os recenseadores terminam o levantamento em cada setor, a pesquisa aparece como concluída. Veja a porcentagem de trabalhos concluídos nas 10 maiores cidades da região abaixo:
- Campinas: 89,2%
- Sumaré: 86%
- Piracicaba: 86,3%
- Indaiatuba: 84,5%
- Limeira: 81,4%
- Mogi Guaçu: 78,3%
- Valinhos: 78,3%
- Hortolândia: 76,2%
- Americana: 69,3%
- Santa Bárbara d’Oeste: 57,5%
LEIA TAMBÉM
Campinas anuncia início de obras de 16 creches para crianças de até 4 anos
Defesa Civil alerta para risco de chuvas intensas até sexta-feira, em Campinas
O IBGE explica que, se uma rua dentro de um setor, não for concluída, o setor inteiro aparece com o trabalho ainda em andamento. Com isso, os índices acabam ficando mais baixos. Em nota, o IBGE explicou que nesses locais com índices menores, como Santa Bárbara d’Oeste e americana, o Censo enfrenta maior atraso por causa da falta de interesse da população local em ocupar os cargos de recenseadores durante o inicio da coleta.
DISQUE CENSO
As pessoas que moram em domicílios que ainda não foram recenseados devem ligar para disque-censo (137), serviço disponibilizado pelo IBGE para que a população possa exercer sua cidadania e agendar a visita de um recenseador em seu domicílio.
Em fevereiro e março, continua o processo de revisão, controle de qualidade e apuração do Censo, com tentativas de reverter recusas, novas tentativas de visitas a domicílios com morador ausente para realização de entrevistas, além de verificação de domicílios vagos, de uso ocasional, possíveis duplicidades e omissões e preparação para divulgação.
Quem não responder, pode pagar multa no valor de 10 salários mínimos, ou seja, R$ 13 mil.
LEIA MAIS
Justiça bloqueia bens de 40 presos por depredação em atos golpistas