Campinas está sob alerta para tempestades severas, com ocorrência de granizo, raios e fortes rajadas de vento a partir da tarde desta terça-feira (18). O alerta foi emitido pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, que informou que o clima instável permanece até o meio-dia desta quarta-feira (19) e há risco para possíveis transtornos causados pela chuva.
A virada no tempo já havia sido alertada ontem pelo Cepagri, que informou que a mudança no clima é causada pela formação de um ciclone que está favorecendo a entrada de muita umidade no estado de São Paulo (leia mais aqui).
“Tempestades já vêm se desenvolvendo em todos os setores do estado. Há elevado potencial para eventos de chuva muito intensa e volumosa, muitas descargas elétricas, granizo e fortes rajadas de vento”, informa o Centro.
LEIA TAMBÉM
Polícia Civil abre inquérito para apurar acidente em show do Gustavo Mioto em Mogi Guaçu
Além disso, o aviso do Cepagri alerta para que os moradores busquem abrigo em caso de vendavais e nunca enfrentem alagamentos ou enxurradas, “pois o ambiente atmosférico está muito propenso para tempestades severas, com alto impacto e risco à propriedade e à vida”.
“Em caso de tempestade, busque abrigo em prédios, e, em caso de vendavais, fique distante de portas e janelas e busque o ponto mais baixo e interior do prédio. Em caso de chuva intensa e volumosa, não enfrente alagamentos ou enxurradas – aguarde o nível da água baixar”, orienta o Centro.
FORMAÇÃO DE CICLONE
Segundo o Centro, a mudança no clima é causada pela formação de um ciclone que está favorecendo a entrada de muita umidade no estado de São Paulo. “Também temos vários mecanismos da dinâmica de fluidos e da termodinâmica favorecendo a formação de nuvens de tempestade”, afirmou Bruno Bainy meteorologista do Cepagri.
De acordo com a previsão, a região deve ter volumes expressivos de chuva. Alguns modelos sugerem volumes de até 100 milímetros, o que já seria mais do que o acumulado climatológico do mês todo.
QUEDA NAS TEMPERATURAS
Uma frente fria deve passar pelo estado a partir desta quarta-feira, resultando em um declínio acentuado nas temperaturas na virada para quinta-feira (20). Mesmo com a entrada de um ar mais frio e seco, as chuvas devem continuar de forma generalizada até o meio da semana.
“A frente fria propriamente dita, na quarta-feira, deverá ocasionar chuvas bem distribuídas e volumosas. Após isso, a entrada do ar frio e seco deixa o tempo estável e derruba as temperaturas”, acrescenta.
E O FERIADO PROLONGADO?
Na sexta-feira (21), quando é celebrado o feriado de Tiradentes, as temperaturas devem começar a cair, com a previsão de mínimas entre 10ºC e 12ºC. Durante o feriado prolongado, as máximas não devem ultrapassar os 25ºC, o que sugere uma folga com clima mais ameno na região.
“As mínimas devem ficar entre 10ºC e 12ºC na sexta-feira, depois voltam a subir gradativamente, e devem permanecer amenas até meados da próxima semana. Só mais ao final de abril que voltaremos a ter temperaturas um pouco mais elevadas, mas não devem ser tão altas como as dos últimos dias”, finaliza Bainy.
LEIA MAIS