Campinas amanheceu nesta quarta-feira (28) com tempo nublado e chuvoso. Por volta de 7h10, a temperatura registrada pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, era de 16ºC. Com chuvas, há indicativos de baixa amplitude térmica, e a máxima deve ficar em 19ºC.
De acordo com os meteorologistas do Centro, a previsão para essa quarta-feira é de céu nublado a encoberto com chuvas recorrentes ou persistentes a qualquer momento do dia, podendo apresentar picos de intensidade (chuva torrencial) que potencializa o risco de alagamentos. A partir da tarde, os ventos também devem soprar mais fortes.
“As temperaturas ficam amenas, relativamente baixas para a época do ano, e com uma pequena amplitude térmica: mínima de 16ºC e máxima de 19ºC. Ao longo do dia, os ventos ganham intensidade, e até à noite deverão soprar de forma moderada a forte (velocidades médias sustentadas em torno de 30 km/h)”, indicou o Cepagri.
LEIA MAIS
Campinas amplia vacinação contra HPV e inclui meninos de 9 e 10 anos de idade
Atendimento à mulher no Centro de Referência de Campinas tem alta de 104,7%
Para a quinta-feira, a tendência segue com a condição de céu nublado a encoberto e ventos fortes (35 km/h, com rajadas da ordem de 50 km/h). De acordo com o Centro, a partir de amanhã as temperaturas caem um pouco, uma vez que os ventos, além de intensos, transportam um ar ligeiramente mais frio. Os termômetros devem marcar entre 14ºC e 20ºC.
ALERTA DA DEFESA CIVIL
Ontem (27) a Defesa Civil estadual de São Paulo emitiu um alerta para chuvas fortes e contínuas, com raios, ventos e granizo, a partir desta quarta-feira (28) na região de Campinas. De acordo com o órgão, são esperados 90 milímetros de chuva na região. O alerta vale a partir de hoje até sábado (1º).
Segundo a Defesa Civil, recomenda-se atenção especial as áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos. Em caso de emergências acione a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
LEIA TAMBÉM
Yakisoba do churrasqueiro: Zé Almiro ensina como fazer esse prato asiático com churrasco