A forte chuva que atingiu Campinas na tarde desta quinta-feira (13) causou diversos transtornos na cidade, incluindo a queda de 13 árvores, quatro galhos e um muro, além de deixar outros dois muros com risco de colapso. O levantamento das ocorrências foi divulgado no começo da noite pela Prefeitura.
O maior volume de chuva foi registrado no Jardim das Bandeiras, na região Sudoeste, com 18,8 milímetros acumulados. A região também concentrou a maioria das ocorrências, somando nove dos 14 registros totais.

A chuva ocorreu no início da tarde, e os moradores da metropole também receberam o alerta sonoro enviado por meio de mensagem de texto emitido pela Defesa Civil Estadual (veja mais aqui).
Ocorrências registradas pela forte chuva
Os principais problemas causados pela tempestade segundo o balanço da Prefeitura:
- Queda de 13 árvores nos bairros Parque Jambeiro (Sul, sobre rede elétrica), Vila Aeroporto (2, Sudoeste), DIC VI (2, Sudoeste), Jardim Santa Terezinha (Sudoeste), Conjunto Habitacional Padre Anchieta (2, Norte), Jardim São Francisco (Sudoeste), Jardim Paraíso de Viracopos (2, Sudoeste), Jardim Aeroporto de Viracopos (Sudoeste) e DIC I (Sudoeste);
- Queda de 4 galhos de árvores nos bairros Jardim Paraíso de Viracopos (Sudoeste), Jardim Santa Terezinha (Sudoeste – sobre beiral de casa, sem vítimas), Jardim Melina I (Sudoeste) e Conjunto Habitacional Padre Anchieta (Norte);
- Queda de um muro em Joaquim Egídio (Leste);
- Risco de queda de dois muros na Vila União e no Jardim das Paineiras.
Equipes atuam na limpeza da cidade
A CPFL foi acionada para lidar com os casos em que árvores caíram sobre a rede elétrica. Paralelamente, a secretaria de Serviços Públicos de Campinas mobilizou cinco equipes para desobstruir vias e liberar acessos. Nesta sexta-feira (14), o trabalho será intensificado com 15 equipes empenhadas na remoção de entulhos e na limpeza da cidade.
Até o momento, não foram identificados pontos de alagamento e não há relatos de danos em prédios públicos.
Alerta de risco de enxurrada e inundação
O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) emitiu um alerta para Campinas, destacando a possibilidade de enxurradas em áreas urbanas com alta inclinação e inundações nas margens dos rios Atibaia e Capivari, assim como de seus afluentes, incluindo os ribeirões das Cabras, Picarrão, Anhumas e Viracopos, e os córregos Castelo, Ipaussurama, Santa Isabel, Barro Preto e Taubaté.
Veja a lista de telefones úteis para emergências
- Defesa Civil: 199 – para casos de alagamentos, inundações e queda de árvores.
- Emdec: 118 – para emergências de trânsito.
- Corpo de Bombeiros: 193 – para situações de risco imediato.
- Prefeitura de Campinas: 156 – para solicitar vistoria de árvores.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Cinema ao ar livre exibe “Moana” de graça em Piracicaba; veja local
Mesmo sob onda de calor, região de Piracicaba tem alerta de chuvas intensas