- Publicidade -
CampinasCotidianoChuva intensa faz Campinas fechar parques públicos e bloquear acesso em regiões arborizadas

Chuva intensa faz Campinas fechar parques públicos e bloquear acesso em regiões arborizadas

Cidade está em Estado de Atenção nesta terça-feira (3); boletim da Defesa Civil do Estado informa que o volume de chuva acumulado em 72 horas ultrapassa 91 milímetros

- Publicidade -

A Prefeitura de Campinas fechou todos os parques públicos às 10h desta terça-feira (3). Segundo o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, o fechamento ocorre a partir de 80 milímetros em 72 horas e, neste momento, a cidade registra acumulado de 91,9 milímetros (dados do Sidec – Sistema Integrado de Defesa Civil).  

A Fundação José Pedro de Oliveira também fechou o acesso à Mata de Santa Genebra na manhã de hoje (3). Como os demais parques e bosques, a situação será reavaliada amanhã (4).  

- Publicidade -

Em conjunto com as ações decorrentes da chuva acumulada, a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campina) ativou, na manhã de hoje (3), a faixa reversível (circulação no contrafluxo de direção) na região do Bosque e bloqueou a Rua General Marcondes Salgado. A pista interna da Avenida Dr. Heitor Penteado, na Lagoa do Taquaral, também foi interditada.

A cidade está em Estado de Atenção por causa do alto volume de chuvas. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no decorrer do dia, as precipitações estarão acompanhadas por raios e vento e os atuais modelos meteorológicos indicam risco para acumulados significativos, principalmente na região de Campinas. Como o solo já se encontra encharcado, a Prefeitura afirma que mantém atenção redobrada em áreas mais vulneráveis.  

Parques públicos de Campinas 

Campinas possui, ao todo, 25 parques e bosques públicos, e todos vão se manter fechados por conta das chuvas na cidade. São eles:  

  • Lagoa do Taquaral (Parque Portugal) – Taquaral  
  • Bosque dos Jequitibás – Bosque  
  • Lago do Café – Taquaral  
  • Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim – Vila Brandina  
  • Parque dos Guarantãs – Jardim Nova Europa  
  • Bosque Yitzhak Rabin – Jardim Madalena  
  • Bosque Chico Mendes – Parque São Quirino  
  • Bosque São José (Praça Francisco Vivaldi) – Vila Lemos  
  • Bosque Ferdinando Tilli – Parque Valença  
  • Bosque dos Cambarás – DIC 5, Ouro Verde  
  • Bosque Augusto Ruschi – DIC 1, Ouro Verde  
  • Bosque dos Italianos (Praça Samuel Wainer) – Guanabara  
  • Bosque dos Alemães (Praça João Lech Júnior) – Guanabara  
  • Bosque dos Artistas – Swift  
  • Parque Hermógenes Leitão de Freitas Filho – Cidade Universitária, Barão Geraldo  
  • Parque das Águas – Parque Jambeiro  
  • Bosque da Mata – Parque São Jorge  
  • Bosque Santa Bárbara – Parque Santa Bárbara  
  • Parque Linear Capivari (Parque José Mingone/Lagoa do Mingone) – Jardim Capivari  
  • Pedreira do Chapadão (Praça Ulysses Guimarães) – Jardim Chapadão  
  • Parque Luciano do Valle – Vila União  
  • Parque Dom Bosco – Vida Nova, Ouro Verde  
  • Praça da Juventude Alessandro Monare – DIC 5, Ouro Verde  
  • Lagoa do Jambeiro (Praça José Ferreira de Toledo) – Parque Jambeiro  
  • Parque Ecológico Benevenuto Tilli – Parque São Domingos 

Bloqueios  

Em conjunto com o fechamento dos parques, por volta das 10h, a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) bloqueou a Rua General Marcondes Salgado, ao lado do Bosque dos Jequitibás, para circulação. A pista interna da Avenida Heitor Penteado que circunda a Lagoa do Taquaral (Parque Portugal) também foi interditada.

- Publicidade -

O bloqueio viário é adotado no trecho desde a altura da Avenida Almeida Garret até o balão onde está situado o 4º DP (Distrito Policial). O objetivo é reduzir a circulação de condutores nestas regiões arborizadas, minimizando o risco de acidentes. 

Balanço das chuvas 

A chuva que começou na noite desta segunda-feira (2) e persiste ainda nesta terça-feira (3) em Campinas provocou diversas ocorrências na cidade. Segundo relatório atualizado pela Defesa Civil às 7h de hoje, desde ontem, o maior número de ocorrências registradas pelo órgão por conta das chuvas foi na região Noroeste da cidade.   

Foram cinco alagamentos em imóveis, sendo dois no Parque Valença II e os demais no Conjunto Habitacional Parque Itajaí, no Jardim Nova Esperança e no Cidade Satélite Íris I, que também teve registro de alagamento em via pública. Ainda na região Noroeste foi comunicada a queda de uma árvore no Parque Residencial Campina Grande e outra no Jardim Santa Rosa.  

Dois muros estão com risco de queda: um no Jardim Sul América e um no Jardim Florence. No Jardim Santa Rosa, a Defesa Civil registrou erosão no passeio de uma ponte na rua Marina Giovani de Souza. O local foi sinalizado pela Emdec e feito o acionamento da AR (Administração Regional) para medidas. 

Na região Sul foram registrados dois alagamentos de imóveis, no Jardim do Lago e Vila Rica, além da queda de uma árvore na Vila Progresso e queda de um galho no Parque Prado.  

- Publicidade -

Também houve registro de queda de árvores no Cambuí, Santa Genebra e Parque das Flores, e de um galho no Botafogo, além de um muro com risco de queda no bairro Colinas do Ermitage em Sousas, todos na região Leste de Campinas.  

A secretaria de Saúde ainda informou que a sala de odontologia do CS (Centro de Saúde) Costa e Silva foi atingida pelas chuvas. Os profissionais farão atendimento em outras unidades e os atendimentos aos pacientes agendados estão sendo reorganizados. 

Força-tarefa 

Segundo a Prefeitura, a secretaria de Serviços Públicos mobilizou 300 pessoas que já estão nas ruas para garantir a organização e limpeza da cidade, retirada de árvores e galhos que tenham caído por causa de chuvas e ventos, conserto de galerias e afundamento de vias. 

Equipes de outras áreas ainda atuam na prevenção e para minimizar riscos em caso de chuvas intensas previstas para o município. Além da secretaria de Serviços Públicos, a força-tarefa reúne a Defesa Civil e as secretarias que atuam diretamente no caso de ocorrência de eventos climáticos extremos: Desenvolvimento e Assistência Social, Habitação/Cohab e Emdec. Outras secretarias estão de sobreaviso para atuar caso necessário. 

Serviço 
  • Ligue 199 para alagamento, inundações e quedas de árvores;  
  • Ligue 118 para emergências de trânsito; 
  • Ligue 193 para situação de emergência. 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Metalúrgico bate na trave do prêmio de R$ 1 milhão e leva R$ 500 mil no “Quem quer ser um milionário”

Criança é resgatada após cair em buraco de seis metros de profundidade; veja vídeo

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.

veja mais

- Publicidade -
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas