Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

No avião, torcida pelo Brasil na Copa é tímida

Brasil ganhou de 2 x 0 contra a Sérvia, mas a torcida não se animou muito no trajeto

| ACidadeON/Campinas

 

No avião, torcida pelo Brasil na Copa é tímida (Foto: Renan Lopes/ACidade ON Campinas)

É  fato que partidas da Seleção causam nervoso e ansiedade em torcedores que assistem ao jogo pela tevê de casa, ou no bar ou até mesmo em telões, como o instalado no Largo do Rosário Centro de Campinas. Muita gente não consegue se controlar, grita, dá pulos e anda de um lado para o outro.  

LEIA MAIS  
Jogo do Brasil contra a Sérvia reúne 15 mil no Largo do Rosário 
Telão da Copa atrai multidão ao Centro de Campinas

Mas nem sempre é assim. O ACidade ON Campinas acompanhou o jogo do Brasil contra a Sérvia a bordo de um voo entre Campinas e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, nessa quarta-feira (27). A partida com duração de aproximadamente 1h30 começou no momento em que a aeronave levantou voo, às 15h. Mesmo sendo um jogo onde o Brasil corria o risco, em caso de derrota, de ser desclassificada da Copa, a maior parte dos 74 passageiros não pareciam se importar com o fato. A maioria estava no avião para compromissos profissionais.

"Nem percebi que era gol. Só soube quando vi na tela de um passageiro". A fala de Giuliano Berossa, comissário-chefe, descreve bem a torcida presente no voo que saiu de Campinas.   


Apesar da transmissão ao vivo disponível para todos os passageiros presentes, o ânimo não era nada contagiante. Nenhum deles vestia a camisa ou até mesmo as cores da Seleção.  

A maneira como o jogo é assistido e ouvido no avião certamente contribui para a timidez da torcida: cada um em sua telinha e com o seu próprio fone de ouvido. O medo de incomodar e a forma individualista de assistir a partida deixou a "torcida" do voo bem diferente do que se vê quando se está em terra. 

Alguns passageiros, inclusive, preferiram ler a assistir a partida. "Não ligo muito para os jogos, não", disse Sônia Albuquerque, designer de interiores. "Mas poder assistir ao vivo é bom para quem gosta né", admite.  

Diferente da designer, o cirurgião dentista Albano Bueno gostou da ideia e ficou surpreso com a possibilidade de ver o jogo ao vivo enquanto viajava. "É claro que eu preferia assistir em casa com minha família e amigos, mas como eu não poderia trocar o voo, assistir daqui é uma ótima surpresa", diz.  

TRECHO SÉRIO  

Além da maneira individual de assistir ao jogo, Berossa acredita que o trecho e o horário auxiliam com a presença de torcida mais discreta. "Esse é um trecho bem mais comercial. São passageiros que estão viajando a trabalho ou voltando do trabalho para casa", explica. "Se fosse um voo com um destino de férias, como Salvador, tenho certeza que seria uma torcida bem mais animada".  

É a primeira vez que o comissário trabalha durante uma das partidas do Brasil na Copa do Mundo 2018. Por sorte, ele é indiferente ao esporte. "Mas eu fico atento aos gols para avisar o capitão", diz. Ele explica que não há televisor na cabine do piloto, "mas já fui lá agora a pouco avisar que o Brasil fez o primeiro gol".   

TORCIDA TÍMIDA 

Aos 36 minutos da primeira etapa, quando Paulinho fez o primeiro gol para o Brasil, soaram palmas e gritos bem tímidos. "Dá uma vergonha porque todo mundo é bem quieto no avião", diz a estudante Camila Canuto, que não se conteve diante do triunfo brasileiro.  

Ela também foi pega de surpresa pela transmissão. "Eu já tinha a passagem comprada para voltar, tentei mudar por causa do jogo, mas não consegui", explica. "Então é maravilhoso poder assistir ao vivo enquanto viajo".   


NOVIDADES  

A Azul também celebra a Copa de maneira discreta. Além de disponibilizar a transmissão ao vivo dos jogos, ela oferece um aperitivo novo dedicado à Copa, salgadinho sabor torresmo, e as comissárias ganharam um lenço com as cores do Brasil para amarrar no pescoço.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Veja também