Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

No avião, torcida pelo Brasil na Copa é tímida

Brasil ganhou de 2 x 0 contra a Sérvia, mas a torcida não se animou muito no trajeto

| ACidadeON/Campinas

 

No avião, torcida pelo Brasil na Copa é tímida (Foto: Renan Lopes/ACidade ON Campinas)

É  fato que partidas da Seleção causam nervoso e ansiedade em torcedores que assistem ao jogo pela tevê de casa, ou no bar ou até mesmo em telões, como o instalado no Largo do Rosário Centro de Campinas. Muita gente não consegue se controlar, grita, dá pulos e anda de um lado para o outro.  

LEIA MAIS  
Jogo do Brasil contra a Sérvia reúne 15 mil no Largo do Rosário 
Telão da Copa atrai multidão ao Centro de Campinas

Mas nem sempre é assim. O ACidade ON Campinas acompanhou o jogo do Brasil contra a Sérvia a bordo de um voo entre Campinas e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, nessa quarta-feira (27). A partida com duração de aproximadamente 1h30 começou no momento em que a aeronave levantou voo, às 15h. Mesmo sendo um jogo onde o Brasil corria o risco, em caso de derrota, de ser desclassificada da Copa, a maior parte dos 74 passageiros não pareciam se importar com o fato. A maioria estava no avião para compromissos profissionais.

"Nem percebi que era gol. Só soube quando vi na tela de um passageiro". A fala de Giuliano Berossa, comissário-chefe, descreve bem a torcida presente no voo que saiu de Campinas.   


Apesar da transmissão ao vivo disponível para todos os passageiros presentes, o ânimo não era nada contagiante. Nenhum deles vestia a camisa ou até mesmo as cores da Seleção.  

A maneira como o jogo é assistido e ouvido no avião certamente contribui para a timidez da torcida: cada um em sua telinha e com o seu próprio fone de ouvido. O medo de incomodar e a forma individualista de assistir a partida deixou a "torcida" do voo bem diferente do que se vê quando se está em terra. 

Alguns passageiros, inclusive, preferiram ler a assistir a partida. "Não ligo muito para os jogos, não", disse Sônia Albuquerque, designer de interiores. "Mas poder assistir ao vivo é bom para quem gosta né", admite.  

Diferente da designer, o cirurgião dentista Albano Bueno gostou da ideia e ficou surpreso com a possibilidade de ver o jogo ao vivo enquanto viajava. "É claro que eu preferia assistir em casa com minha família e amigos, mas como eu não poderia trocar o voo, assistir daqui é uma ótima surpresa", diz.  

TRECHO SÉRIO  

Além da maneira individual de assistir ao jogo, Berossa acredita que o trecho e o horário auxiliam com a presença de torcida mais discreta. "Esse é um trecho bem mais comercial. São passageiros que estão viajando a trabalho ou voltando do trabalho para casa", explica. "Se fosse um voo com um destino de férias, como Salvador, tenho certeza que seria uma torcida bem mais animada".  

É a primeira vez que o comissário trabalha durante uma das partidas do Brasil na Copa do Mundo 2018. Por sorte, ele é indiferente ao esporte. "Mas eu fico atento aos gols para avisar o capitão", diz. Ele explica que não há televisor na cabine do piloto, "mas já fui lá agora a pouco avisar que o Brasil fez o primeiro gol".   

TORCIDA TÍMIDA 

Aos 36 minutos da primeira etapa, quando Paulinho fez o primeiro gol para o Brasil, soaram palmas e gritos bem tímidos. "Dá uma vergonha porque todo mundo é bem quieto no avião", diz a estudante Camila Canuto, que não se conteve diante do triunfo brasileiro.  

Ela também foi pega de surpresa pela transmissão. "Eu já tinha a passagem comprada para voltar, tentei mudar por causa do jogo, mas não consegui", explica. "Então é maravilhoso poder assistir ao vivo enquanto viajo".   


NOVIDADES  

A Azul também celebra a Copa de maneira discreta. Além de disponibilizar a transmissão ao vivo dos jogos, ela oferece um aperitivo novo dedicado à Copa, salgadinho sabor torresmo, e as comissárias ganharam um lenço com as cores do Brasil para amarrar no pescoço.

QUER CONTINUAR LENDO ESTE CONTEÚDO E MUITOS OUTROS? FAÇA SEU LOGIN OU CADASTRE-SE

Informe seu e-mail e senha cadastrados para ter acesso a todo conteúdo do site:

ainda não tem cadastro?
QUER LER ESSE CONTEÚDO? CADASTRE-SE

Informe seu Nome, E-mail e senha para se cadastrar no Acidade ON

Quero ser informado sobre promoções e ofertas do Acidade ON e seus parceiros
Aceito os Termos de Uso do Acidade ON

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Veja também