ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Motoristas pedem boicote ao Uber a partir deste domingo

Trabalhadores reclamam de mudança na forma de cobrança e orientam passageiros a usarem aplicativos concorrentes

| ACidadeON/Campinas

Uber em Campinas muda forma de cobrança. Créditos: Divulgação/Uber 

Motoristas do Uber em Campinas estão insatisfeitos com as mudanças na forma de cobrança recentemente aplicadas pela empresa. Antes, os motoristas recebiam uma tarifa fixa de 75% do valor da corrida, mas a fórmula mudou e o valor pago agora leva em conta a quilometragem e o tempo do percurso.

Além disso, os motoristas reclamam que não têm acesso ao valor pago pelo passageiro pela viagem - a não ser quando o pagamento é feito em dinheiro. Alguns dizem que a mudança fez com que a porcentagem, que antes era de 75%, tenha caído para até 50% do pagamento total pela viagem.

Em Campinas, motoristas se organizam pelas redes sociais e pedem o boicote ao Uber a partir deste domingo (1º). Eles orientam os usuários a baixarem outros aplicativos similares, como o Cabify e o 99. "Para não prejudicar os passageiros, os motoristas preferem dar prioridade a outros aplicativos de mobilidade", diz comunicado criado pelos trabalhadores para os usuários.

A mudança não provoca impacto para os passageiros, mas apenas para os motoristas, que passam a receber menos (ou mais) por cada viagem realizada.

O QUE DIZ O UBER

Segundo a empresa, a taxa fixa de 25%, cobrada depois dos impostos e do preço fixo da empresa, não trazia flexibilidade para mudanças na rota ou imprevistos.

"Se o preço antecipado ao passageiro considerou 5 quilômetros e 15 minutos, mas, no final, a viagem teve 5,5 quilômetros e 20 minutos, o motorista vai receber pelos 5,5 quilômetros e 20 minutos", disse o Uber em nota. "Por outro lado, se a viagem tiver 4,5 quilômetros e 12 minutos, o motorista vai receber por esse tempo e distância realizados. Além disso, continuam compondo o ganho do motorista o preço mínimo da viagem e, quando for o caso, o multiplicador de preço dinâmico."

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Veja também