ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Idosa morre após suspeita de superdosagem de morfina

Caso ocorreu no sábado (30) e família acusa o hospital de negligência médica

| ACidadeON/Campinas

Morte de idosa ocorreu no sábado (30) em Campinas. (Foto: Arquivo Pessoal) 

Uma idosa de 62 anos morreu no Hospital Ouro Verde, em Campinas, após receber uma superdosagem de morfina em uma cirurgia de retirada de pedra na vesícula. O caso ocorreu no sábado (30) e foi registrado um boletim de ocorrência após a morte.

A família acusa o hospital de negligência médica. Rosa Leal Darc Bernardes foi internada no Hospital no dia 25 de junho para realização do procedimento cirúrgico. No entanto, na hora da cirurgia constatou-se que a dosagem utilizada na anestesia foi superior ao normal, gerando complicações na paciente.

Ela foi encaminhada à UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e morreu na tarde de sábado, às 14h10. Segundo Adriano Leal Bernades, filho da vítima, o próprio médico que assinou o laudo contou a eles que foi colocada uma dose de morfina 50 vezes superior ao necessário. O enterro de Rosa foi nessa segunda-feira (2) no Cemitério Parque das Flores, em Campinas.

A CAUSA

A causa provável da morte, de acordo com o laudo médico foi intoxicação por opiáceo intratecal, que levou a PCR (Parada Cardiorrespiratória). A intoxicação ocorreu com o opioide, composição anestésico, injetado no centro cirúrgico, seguido de parada cardiorrespiratória, anoxia cerebral e por fim morte cerebral.

O HOSPITAL

Em nota oficial, o hospital informou que conta com uma Comissão de Investigação de Óbitos, que analisa as mortes na unidade hospitalar e aponta se algum procedimento foi adotado de forma equivocada. A Comissão é um órgão formal, com registro no Conselho Regional de Medicina.

"As causas deste óbito serão analisadas e, com base no laudo, a administração da unidade tomará as medidas administrativas, éticas e legais cabíveis. E investigação é por tempo indeterminado", diz a nota.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Veja também