Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Campinas continua sem exame de urina tipo 1

Cidade está com exames suspensos desde o dia 19 de março; apenas casos urgentes são atendidos

| ACidadeON/Campinas

Laboratório Municipal fica no complexo do Hospital Ouro Verde e atende a rede pública de Campinas. (Foto: Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas) 

Desde o dia 19 de março, os pacientes que procuram as unidades de saúde e não são considerados emergência não conseguem fazer o exame de urina tipo 1 em Campinas. O motivo é que a Saúde ainda não recebeu as fitas reagentes necessárias para realizar o exame.  O teste está suspenso para a maioria dos pacientes desde março em toda a rede de saúde.  

De acordo com o secretário de Saúde, Carmino de Souza, a licitação para a compra de insumos está sendo tratada como prioridade pela pasta de Administração. "A gente tem comprado (as fitas) de maneira emergencial para atender pessoas que têm necessidade. Ninguém que tenha infecção urinária ou uma gestante que precisa para seu pré-natal deixa de fazer", afirmou Souza.  

No entanto, não há ainda prazo para normalizar a situação. "Não depende da gente, mas espero que este mês a gente possa resolver isso".

CASOS URGENTES


Apesar de ainda suspenso para a maioria dos pacientes, o exame foi retomado para casos urgentes no dia 19 de abril. O exame é utilizado para auxílio no diagnóstico. É por meio do exame de urina tipo 1 que se detectam o nível de glicose e leucócitos na urina, entre outros.

Antes da suspensão, eram feitos cerca de 800 exames de urina tipo 1 por dia no Laboratório Municipal, que fica no Hospital Ouro Verde. O laboratório atende toda a rede pública de saúde, incluindo os 64 CSs.

Os exames de urocultura (usado para a detecção de infecções) e de urina 24 horas (garrafas colhidas durante 24 horas, para identificar o volume e dose de medicamentos, por exemplo) continuam sendo realizados normalmente.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Veja também