Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Linhas do BRT desenham a Campinas do futuro

Obras do BRT deve ser entregues até 2020 mudando o cenário da cidade

| ACidadeON/Campinas

Traçado do BRT, próximo à Vila Industrial: mudança no arranjo da cidade. (Foto: Arquivo Pessoal/Carlos Bassan)

As obras do BRT (Bus Rapid Transit) já começam a mudar a forma da cidade de Campinas, principalmente vista de cima. Um dos corredores, que passa pela Vila Industrial, mudou radicalmente o traçado próximo ao bairro Vila Industrial, como mostrou a imagem do fotógrafo Carlos Bassan que ilustra essa matéria.

O BRT promete ligar os distritos do Ouro Verde e Campo Grande a região Central de Campinas. As obras devem ser entregues até 2020 e é orçada em R$ 451 milhões. Serão três corredores: um liga o Centro da cidade ao distrito do Campo Grande; outro liga o Centro ao distrito do Ouro Verde e o terceiro, chamado de Perimetral, interliga os dois corredores, totalizando cerca de 36 quilômetros de corredores.

OUTROS CORREDORES

O secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, disse que essa obra é a maior feita em Campinas nos últimos 40 anos e trará impacto profundo na cidade. "Além de ser moderno, o BRT tem grande abrangência, o que impacta a cidade como um todo", afirmou ele.

O BRT campineiro contempla estações de transferência e infraestrutura adequada; veículos articulados ou biarticulados; corredores exclusivos com espaços para ultrapassagens; embarque e desembarque pela esquerda (junto ao canteiro central das avenidas); embarque em nível; e pagamento desembarcado.

Além disso, os ônibus que circularão terão wifi e ar-condicionado. Alguns serão elétricos e outros, biarticulados. Entre os dois corredores do Campo Grande e Ouro haverá um corredor perimetral, chamado de BRT Perimetral, com 4,1 km de extensão, ligando a Vila Aurocan até o Campos Elíseos, seguindo pelo leito desativado do VLT.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON