Publicidade

cotidiano

Unicamp estuda estacionamento inteligente

A ideia é mostrar onde há vagas disponíveis em app ou sites

| ACidadeON/Campinas -

 

Projeto prevê transformar estacionamento da Unicamp em "smart parking". (Foto: Divulgação/Unicamp)

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) está desenvolvendo um projeto que promete mudar o jeito que os alunos, docentes e funcionários utilizam o estacionamento no campus de Barão Geraldo. Chamado "smart parking", o projeto faz parte de um conceito que se chama "Internet das Coisas". A proposta é que a tecnologia auxilie na acessibilidade e praticidades das atividades do a dia-a-dia.

No caso do estacionamento, câmeras irão indicar onde há vagas disponíveis. O sistema está operando de forma experimental no estacionamento do IC (Instituto de Computação). De acordo com a Unicamp, os dados poderão ser disponibilizados em sites e aplicativos.

"As imagens feitas não trafegam pela rede, por questão de privacidade, sendo processadas do próprio dispositivo. Ele envia pela plataforma apenas quais vagas estão disponíveis e quais não estão, evitando qualquer problema de privacidade", ressaltou o cientista de dados da empresa e aluno de doutorado da Unicamp, Luis Gomez.

COLETA INTELIGENTE

Outro projeto em execução é a coleta inteligente de baterias no campus. Foram colocados nas caixas de coletas de baterias para indicar quando será necessário fazer a coleta de pilhas e em quais locais. A plataforma também irá ajudar a escolher um melhor trajeto a ser feito quando as caixas precisarem ser esvaziadas.

Segundo a professora Juliana Fritag Borin, executora do convênio, todas as soluções envolvem dados coletados de diversos sensores. "Se concentramos os dados podemos cruzá-los e derivar um conhecimento que nem imaginávamos descobrir", ressaltou. Dados de transporte podem ser cruzados com informações de clima para determinar a relação com fluxo de passageiros e atrasos, por exemplo.

Mais notícias


Publicidade