ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Procon divulga cartilha para compras do Dia dos Pais

Orgão orienta sobre liquidações e descontos, política de troca e defeitos nos produtos

| ACidadeON/Campinas

Comércio está animado com a venda de Dia dos Pais (Fotos: Amanda Rocha) 

O Dia dos Pais está chegando e para ajudar nas compras dos presentes, o Procon de Campinas preparou uma cartilha com várias dicas. O documento está disponível on-line e traz orientações sobre liquidações e descontos, política de troca, defeitos nos produtos, descumprimento de ofertas, compras pela internet, entre outros cuidados necessários na hora das compras.

Pesquisar os preços dos produtos entre os estabelecimentos da cidade, segundo o Procon, pode gerar uma economia significativa para o orçamento da família. Outra orientação do órgão é com relação as ofertas.

Além de evitar as compras por impulso, o consumidor deve ficar atento às formas de pagamento, incidência de juros, número de prestações, valores da prestação, preço total à vista e o preço com financiamento. É preciso verificar sempre se a oferta se aplica à qualquer forma de pagamento.

A política de trocas também deve ser observada. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o estabelecimento comercial não está obrigado a trocar produtos se não ofertar tal possibilidade, exceto no caso de defeitos não sanados no prazo de 30 dias. Neste caso, o consumidor deve exigir que as condições e prazos para torca estejam descritos na nota fiscal, encarte ou recibo.

INTERNET

Quem optar por comprar o presente de Dia dos Pais pela internet também deve tomar alguns cuidados. É importante verificar a segurança do computador e do site em que a compra será realizada para não correr o risco de ter os dados roubados ou o cartão clonado. E se você fez a compra e desistiu, o direito de arrependimento também tem previsão legal. A desistência pode ser feita em até 7 dias, contatos da entrega do produto. Não é preciso apresentar justificativas, basta contatar a empresa e solicitar o cancelamento.

Em caso de dúvidas ou descumprimento dos direitos estabelecidos no CDC, o consumidor pode entrar em contato com o Procon pelo telefone 151 ou procurar um dos postos de atendimento do órgão.

FISCALIZAÇÃO

O Procon também fiscalizou, entre os dias 31 de julho e 6 de agosto, 26 estabelecimentos de Campinas, dos quais, 17 foram autuados por irregularidades como CDC (Código de Defesa do Consumidor) defasado ou ausente; ausência de cartaz sobre atendimento prioritário, de informações sobre preços ou de juros.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook