ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Jovens promovem a paz na 6ª Maratona do Abraço

Os abraços foram oferecidos por jovens voluntários da Juventude Conectada e da ONG Amor em Movimento

| ACidadeON/Campinas

 

Grupo distribui abraços grátis pelo centro de Campinas (Foto: Renan Lopes/ACidade ON Campinas)

Quem passou pelo centro de Campinas nesta quinta-feira (9) recebeu um pedido um tanto inusitado: "Você gostaria de um abraço?". Chamada de Maratona do Abraço, a iniciativa contou com cerca de 50 jovens que se espalharam das 14h às 16h no Largo das Andorinhas, no Centro de Convivência, na Praça Carlos Gomes e na praça da igreja do Carmo.  

A ação foi organizada pela entidade Amor em Movimento, contou com os voluntários da ONG Amor em Movimento e pelos jovens do Juventude Conectada e recebeu apoio da SMASDH (Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos). "Estamos compondo, junto com a juventude, um movimento pela paz a partir da distribuição de abraços", explica Felipe Gonçalves, coordenador de Políticas Públicas para a Juventude, um departamento da SMASDH. 


Os jovens participantes confeccionaram cartazes e receberam orientações de Shirley Vivaldini, Interlocutora Nacional para Maratona do Abraço da entidade Amor em Movimento, na quarta-feira (8). A orientação serviu, além da confecção dos convidativos cartazes, para nortear a postura da atividade. "A decisão de abraçar é do passante. É ele quem decide se quer abraçar ou não". Esta é a sexta edição do Maratona de Abraços em Campinas, mas a primeira com um grande número de pessoas. 

Participando pela primeira vez da atividade, as bolsistas do Juventude Conectada Rafaela dos Santos, de 18 anos, e Thamires Araújo, também de 18 anos, curtiram a iniciativa. "Eu estava bem tímida no começo, mas depois do primeiro abraço a gente vai se soltando", diz Rafaela. De acordo com as garotas, algumas pessoas continuam com vergonha depois que elas oferecem o abraço, "mas depois que uma abraça as outras seguem", explicam.


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook