Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Campineira se torna 1ª copilota de turma exclusiva da Avianca

Atualmente Mireli é copilota em um Airbus A320, e atravessa os céus do Brasil

| ACidadeON/Campinas

 

Mireli Rinaldi se formou em julho (Foto: Divulgação/Avianca)

A paixão começou ainda jovem, junto com o pai. O primeiro curso foi em 2011. E no dia 11 de julho deste ano a campineira Mireli Rinaldi, de 30 anos, assumiu o cargo de copilota da Avianca. A companhia aérea formou a primeira turma exclusivamente feminina da história para comandar o avião.

A ação faz parte do Programa Donas do Ar, que promove a equidade de gênero no ambiente de trabalho. No evento, que aconteceu no espaço 011, em São Paulo, 16 pilotas foram homenageadas pela conquista, receberam o certificado e, em breve, passarão a voar pela companhia.

"Meu pai sempre gostou bastante. Desde jovem, ele levava a gente para ver a esquadrilha da fumaça, levava para o aeroclube. Então posso dizer que essa paixão é um sentimento que vem de família", contou.

Atualmente Mireli é copilota em um Airbus A320, e atravessa os céus do Brasil. Por enquanto, ela faz voos nacionais, mas para quem se formou em uma profissão majoritariamente masculina, um pulo para o Airbus A330 e cruzar as fronteiras não seria difícil. "É difícil e é cara. A pessoa precisa de tempo, de apoio da família e de aprender a como conviver em um ambiente masculino", contou.  



O programa Donas do Ar nasceu com o objetivo de incentivar o respeito e a igualdade de oportunidades entre todos. O projeto foi desenvolvido com base em três pilares: contratação de pilotas, transformação social e disseminação dos conceitos de diversidade e inclusão.

"Quando começamos o projeto, em 2017, menos de 2% do nosso quadro de tripulantes técnicos era formado por mulheres. Depois da implantação do programa, essa porcentagem subiu para 5%, a maior entre as aéreas brasileiras", explicou Frederico Pedreira, presidente da Avianca Brasil.

FORMATURA

O evento da formatura da turma de pilotas trouxe ainda um painel que discutiu a equidade de gênero no mercado de trabalho, com a participação de mulheres que são referências em nossa sociedade. Compuseram a mesa Glória Maria, jornalista e apresentadora da TV Globo, Mônica Sousa, diretora Executiva da Maurício de Sousa Produções, Jaqueline Guglielmi, comandante da Avianca Brasil, e Patrícia Nicieza, diretora de RH da empresa. A jornalista Mônica Salgado foi mediadora do bate-papo.

QUER CONTINUAR LENDO ESTE CONTEÚDO E MUITOS OUTROS? FAÇA SEU LOGIN OU CADASTRE-SE

Informe seu e-mail e senha cadastrados para ter acesso a todo conteúdo do site:

ainda não tem cadastro?
QUER LER ESSE CONTEÚDO? CADASTRE-SE

Informe seu Nome, E-mail e senha para se cadastrar no Acidade ON

Quero ser informado sobre promoções e ofertas do Acidade ON e seus parceiros
Aceito os Termos de Uso do Acidade ON

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Veja também