Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Após ameaças em pichação, IEL cancela aulas por insegurança

Comunicado interno enviado à professores e alunos informa cancelamento nas aulas desta quarta-feira à noite

| ACidadeON/Campinas

Carro da perícia da Polícia Civil em frente ao IEL na noite desta quarta-feira (15). (Foto: Redes sociais) 

O IEL (Insituto de Estudos de Linguagem) da Unicamp decidiu cancelar as aulas noturnas nesta quarta-feira (15) devido à insegurança dos alunos após ameaças em pichações na bilbioteca Antonio Candido, que fica no instituto. O cancelamento foi divulgado por meio de um comunicado interno à professores e alunos a que a reportagem do ACidade ON Campinas teve acesso.

Além das pichações no IEL, também foram encontradas ameaças nos banheiros do Instituto de Geociências. As pichações na biblioteca foram feiras com caneta do tipo marcador permanente, sobre mesas e telas de computador. São suásticas (símbolo nazista), slogans racistas e a frase "Vai ter massacre #Columbine" - uma alusão ao massacre ocorrido em uma escola dos Estados Unidos que terminou com 15 mortos, em 1999.

Segundo o comunicado, a direação do IEL determinou o cancelamento das aulas do período noturno nesta quarta-feira. O motivo é a "manifestação de insegurança por parte dos alunos". No início da noite, estudantes avistaram carros da perícia da Polícia Civil. No final da tarde desta quarta, a a Unicamp anunciou que abiu uma sindicância interna, além de levar denúncia à Polícia Civil, para apurar o caso.   

E-mail interno enviado pela Direção do IEL. (Foto: Reprodução)

IMAGENS "CLARÍSSIMAS"

De acordo com a biblioteca, câmeras de segurança registraram toda a ação do criminoso e há "imagens claríssimas de seu rosto". No banheiro do Instituto de Geociências, foi pichada a frase "Vai ter chacina". A Unicamp não confirmou se a mesma pessoa é responsável pelas pichações nos dois locais.  

As pichações assustaram estudantes dos institutos. Inicialmente, a Unicamp afirmou que tanto o IEL quanto o IG abriram sindicâncias distintas para apurar o caso. Depois, informou que apenas uma investigação foi aberta, pela Reitoria.

LEIA MAIS
Unicamp abre sindicância e vai à polícia contra pichador
Unicamp tem pichação racista e ameaça de chacina

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON