Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Requerimento pede que Emdec explique os critérios para instalar radares

Vereador pede também o estudo de engenharia que justifique os diferentes limites de velocidade máxima em uma mesma via

| ACidadeON Campinas

Avenida Prefeito Magalhães Teixeira, no São Bernardo, tem diferentes limites de velocidade. (Foto: Denny Cesare/Código 19)

Dois requerimentos protocolados na Câmara de Campinas nesta semana solicitam que a Emdec (Empresa de Desenvolvimento de Campinas) apresente o estudo técnico realizado para instalar os radares fixos da cidade. Os requerimentos são de autoria do vereador Luiz Henrique Cirilo (PSDB).

Ele quer saber se a Emdec está cumprindo o que determina o órgão de trânsito nacional que exige análise comprovando a necessidade de controle ou redução do limite de velocidade nos locais onde estão instalados. O foco do vereador são as avenidas John Boyd Dunlop; Doutor Heitor Penteado; José Amgarten; Túnel Joá Penteado; José de Souza Campos; Doutor Moraes Salles; Lix da Cunha e Rua Carolina Florence.
 
LEIA TAMBÉM 
Chuva volta e deve permanecer no fim de semana
Sargento da PM estrangula a ex-mulher e se mata em Campinas
Vídeo mostra PM atirando em suposto namorado da ex-mulher
Carta indica que PM matou ex-mulher de forma premeditada
 

No outro requerimento o parlamentar solicita que a Emdec apresente o estudo de engenharia que justifique também os diferentes limites de velocidade máxima em uma mesma via. Esses diferentes limites de velocidade são comuns no entorno do Piçarrão como na Avenida Prefeito Magalhães Teixeira, no bairro São Bernardo, que possui diferentes velocidades máximas e também nas avenidas Lix da Cunha e Iguatemi.

"Vamos aguardar o prazo regimental de 15 dias, prorrogável pelo mesmo período para que o secretário Carlos José Barreiro esclareça os meus apontamentos. Muito se tem dito da indústria da multa, por isso, estou fiscalizando a legalidade de cada ato para só depois poder tirar conclusões meritórias", afirma Cirilo.

Campinas possui, atualmente, cerca de 120 pontos de equipamentos de radares em operação. As vias em que há equipamentos são, segundo a Emdec, sinalizadas, indicando a velocidade máxima permitida em cada uma. As velocidades podem ser de 40, 50, 60 e 70 km/h.

PL QUER VELOCIDADE ÚNICA

No começo do ano o vereador Nelson Hossri (Podemos) protocolou um projeto de lei proibindo a existência de radares com velocidades distintas na mesma rua ou avenida. Para Nelson, os motoristas são induzidos ao erro e a situação pode ser aproveitada como uma eventual política arrecadatória estatal.

"Ter uma mesma via pública com velocidades diferentes prejudica o fluxo de veículos e pode até gerar ainda mais lentidão, dependendo do horário. A fiscalização dos motoristas não pode se tornar em uma indústria de multas para arrecadação de verba para a cidade", destacou. "Hoje, o motorista olha mais para o velocímetro do que para frente", completou. O PL ainda transita na Câmara.

EMDEC

Por meio de nota a Emdec informou que a definição da velocidade máxima regulamentada para uma via é baseada em critérios técnicos, seguindo as normativas do Código de Trânsito Brasileiro. Entre eles estão: características físicas da via, circulação de veículos, circulação de pedestres, presença de pontos de interesse (escolas, creches, hospitais, postos de saúde, bancos, comércios, etc.), entre outros fatores, são determinantes na definição da velocidade.  

A nota ainda afirma que a velocidade máxima é determinada de maneira que haja fluidez viária, mas com segurança nos deslocamentos para todos os atores do trânsito (pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas, motoristas profissionais). Há vários casos em que a mesma via apresenta características diferentes em seu traçado, seja por conta do adensamento, das características estruturais, ou presença de curvas acentuadas. A velocidade em cada trecho leva em conta todas essas características. Também há vias que recebem fluxos veiculares oriundos de rodovias que cortam o nosso município. Os veículos entram na área urbana com quase a velocidade praticada na rodovia. Por questões de segurança, a desaceleração é feita de maneira gradual; e a velocidade máxima permitida vai sendo reduzida, conforme ocorre a aproximação com a área central.  

Ainda na nota a Emdec esclarece que os equipamentos de fiscalização eletrônica (velocidade, avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestre) são implantados nas vias mediante estudos técnicos, como forma de assegurar o respeito às Leis de Trânsito e que todas as vias em que há fiscalização eletrônica são sinalizadas.  

Confira abaixo os pontos de fiscalização eletrônica em Campinas
 
Av. Alberto Sarmento

Av. Albino J. B. Oliveira

Av. Anchieta

Av. Andrade Neves

Av. Antonio Arten

Av. Antonio Carlos C. Barros

Av. Antonio Carlos S. Junior

Av. Barão de Itapura

Av. Brasil

Av. Camucim

Av. Carlos Lacerda

Av. Com. Aladino Selmi

Av. Cônego Antonio Rocatto

Av. da Saudade

Av. das Amoreiras

Av. Dr. Ângelo Simões

Av. Dr. Campos Sales

Av. Dr. Carlos Grimaldi

Av. Dr. Heitor Penteado

Av. Dr. Moraes Sales

Av. Dr. Ruy Almeida Barbosa

Av. Emilly Cristienni Giovanini

Av. Eng. Antonio F. P. Souza

Av. Eng. Augusto Figueiredo

Av. Eng. José Francisco B. H. Melo

Av. Francisco de Angelis

Av. Francisco Glicério

Av. Guilherme Campos

Av. Iguatemi

Av. Imp. Leopoldina

Av. Isaura Roque Quércia

Av. Jesuino M. Machado

Av. Joao Jorge

Av. John Boyd Dunlop

Av. Jorge Tibiriçá

Av. Jose Amgarten

Av. Jose Bonifacio

Av. Jose De Souza Campos

Av. Julio Prestes

Av. Lix Da Cunha

Av. Luis Smânio

Av. Mackenzie

Av. Mal. Carmona

Av. Marechal Rondon

Av. Mirandópolis

Av. Monte Castelo

Av. Nossa Sra. de Fátima

Av. Orosimbo Maia

Av. Pref. Magalhães Teixeira

Av. Pres. Juscelino

Av. Prestes Maia

Av. Princesa DOeste

Av. Ruy Rodriguez

Av. Sen. Saraiva

Av. Theodureto de A. Camargo

Av. Waldemar Paschoal

Av. Washington Luis

Estrada da Rhodia

Rod. Heitor Penteado

Rua Carolina Florence

Rua da Abolição

Rua Dr. Salles Oliveira

Rua Eliseu Teixeira de Camargo

Rua Francisco D. de Rezende

Rua Funilense

Rua General Marcondes Salgado

Rua Irmã Serafina

Rua Jasmim

Rua Manoel Machado Pereira

Rua Piracicaba

Rua Plínio Pereira Neves

Rua Rute Ferraz de Angelis

Rua Sylvia da Silva Braga

Rua Zerillo P. Lopes

Túnel Joá Penteado

Viaduto Miguel V. Cury

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Veja também