Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Tá em Campinas? veja o que abre e fecha durante o feriadão

Hoje (15) é feriado nacional de Proclamação da República e, poucos dias depois, na terça-feira (20), é comemorado o Dia da Consciência Negra

| ACidadeON Campinas

 

Comércio da área central funcionará na quinta e na terça com horário diferenciado. (Foto: Código 19)

Hoje (15) é feriado nacional de Proclamação da República e, poucos dias depois, na terça-feira (20), é comemorado o Dia da Consciência Negra. No feriadão que inclui as duas datas, diversos estabelecimentos, como bancos, prédios públicos e serviços não funcionam.  

Nos dois feriados os shoppings, lojas da área central e espaços de lazer terão horários especiais, e a cidade reúne diversas atividades, principalmente ligadas ao fim de ano, durante o recesso. Hoje tem a chegada do Papai Noel em dois shoppings e show gratuito do grupo Palavra Cantada (Veja aqui) 

Veja o que abre e o que fecha em Campinas durante o feriadão.

BANCOS
Na quinta e na terça, eles estarão fechados. Na sexta (16) e segunda-feira (19), eles funcionarão normalmente, conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Carnês e contas de consumo (como água, luz e telefone) com vencimento marcado para quinta ou terça poderão ser pagos no dia útil seguinte sem multa. Já as guias para pagamento de tributos são emitidas com as datas ajustadas ao calendário de feriados.  

Nos dias em que não houver expediente bancário, é possível usar canais de atendimento como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, telefone e correspondentes. Os clientes também podem agendar o pagamento das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos.  
 
LEIA TAMBÉM  
Acidentes na Santos Dumont travam o trânsito pela manhã
Suposto acidente deixa um morto, um ferido e moto furtada
Viaduto cede e bloqueia Marginal do Pinheiros, sentido Castelo
Feriado de sol entre nuvens e chuva no período da tarde


COMÉRCIO
As lojas da área central de Campinas funcionam em horário diferenciado nos feriados. Segundo o calendário da Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas), o funcionamento acontece entre 9h e 16h. Nos demais dias o funcionamento segue o horário normal, 9h às 18h.  

Já os shoppings de Campinas funcionam em horário diferenciado nos dois feriados. Confira:
Feriados no Shopping Iguatemi -> 12h às 20h;
Feriados no Galleria Shopping -> 14h às 20h;
Feriados no Parque D. Pedro Shopping -> 12h às 22h;
Feriados no Shopping Parque das Bandeiras -> 12h às 20h;
Feriados no Campinas Shopping -> 12h às 22h;
Feriados no Spazio Ouro Verde -> 12h às 20h;
Feriados no Unimart Shopping -> 12h às 20h;
Feriados Shopping Prado Boulevard -> 14h às 20h.

Nos demais dias eles seguem horário normal de funcionamento.  

PREFEITURA
O expediente normal da Administração Municipal segue até está quarta-feira (14), e será retomado apenas na quarta-feira, (21), quarta-feira, às 8h.

POUPATEMPO
O expediente nos postos Poupatempo estará suspenso a partir do dia 15 de novembro, quinta-feira, Feriado Nacional da Proclamação da República, até terça-feira, 20, Dia da Consciência Negra. O atendimento à população retorna na quarta-feira, dia 22, no horário habitual de cada posto.

PROCON
Procon - O atendimento no 151 e todas as unidades (sede administrativa, as do Agiliza nas Supbrefeituras, Campinas Shopping e Poupatempo do Centro), inclusive Procon Móvel, funcionam até quarta-feira, 14 de novembro e retornam na quarta-feira, dia 21. O Procon Digital receberá reclamações via web (www.procon.campinas.sp.gov.br) normalmente no período.

LAZER E FEIRAS
Lagoa do Taquaral e Bosque dos Jequitibás - A Lagoa do Taquaral e o Bosque dos Jequitibás abrirão normalmente. A Lagoa funciona das 5h às 22h e o Bosque dos Jequitibás das 6h às 18h. Lembrando que o Bosque dos Jequitibás permanece fechado às segundas-feiras.

Mercado Municipal Abre na quinta-feira (15) e na terça-feira (20), das 7h às 12h, nos dois dias de feriado. Nos demais dias funciona normalmente - segunda a sábado das 7h às 18h30; e domingo das 7h às 12h (facultativo).
Torre do Castelo - A Torre do Castelo abrirá normalmente para visitação. De segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Sábado e domingo, das 10h às 21h.  

Feiras Solidárias - não vão funcionar na quinta (15) e na terça (20). Ocorrem normalmente na sexta (16) e no final de semana.  

Ceasa Campinas - A área administrativa suspende as atividades na quinta (15) e na terça-feira (21). Expediente normal na sexta (16) e na segunda (19), das 8h às 16h35. O Banco de Alimentos e o Departamento de Alimentação Escolar seguirão o horário da área administrativa. Os mercados funcionarão normalmente na quinta (15), na sexta (16) e no sábado (17). O Varejão da Ceasa Campinas e a Feira de Orgânicos da Ceasa funcionam normalmente, no sábado (17).  
Confira os horários:
Mercado de Hortifrutigranjeiros: segundas, quartas e sextas-feiras, das 5h às 14h; terças e quintas-feiras, das 7h às 16h30; sábados, das 7h às 11h.
Mercado de Flores e Plantas: segundas e quintas-feiras, das 6h30 às 12h, para cadastrados, e segundas e quintas-feiras, das 12h às 16h30; terças, quartas e sextas-feiras, das 8h às 16h30 e sábados, das 8h às 13h, para público geral.
Varejão da Ceasa e a Feira de Orgânicos da Ceasa: sábados, das 8h às 13h.

SERVIÇOS EM GERAL E SAÚDE
Defesa Civil
- Atendimento 24h, com chamadas pelo telefone 199.

Guarda Municipal - Manterá a rotina de trabalho com funcionamento 24h. O serviço poderá ser acionado pelo telefone 153.  

Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp) - Atendimento 24h pelo telefone 153.  

Sanasa (água e esgoto) Plantão para reparos emergenciais. O serviço de atendimento ao cliente também funcionará pelos telefones 3735-5000 e 0800 7721195. O expediente administrativo funciona até quarta (14) e volta na quarta-feira, 21 de novembro.  
Sistema de Atendimento 156 O atendimento ocorrerá normalmente na sexta (16) e na segunda-feira (19), das 7h às 19h. O serviço fica suspenso na quinta (15) e na terça-feira, 20 de novembro.  

Limpeza Urbana Nos dias de feriado, quinta (15) e terça-feira (20), a coleta de lixo domiciliar diurna funciona somente nos setores alternados e a coleta de lixo hospitalar nos grandes geradores. A varrição manual será feita em sistema de plantão na região central, entorno da Rodoviária e da Lagoa do Taquaral. Nos demais dias, todas as coletas e serviços ocorrem normalmente.  

Sistema Público de Saúde - Os prontos-socorros dos Hospitais Municipais Mário Gatti e Ouro Verde e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Padre Anchieta, Campo Grande e São José atendem normalmente, assim como o Serviço de Atendimento  
Móvel de Urgência (SAMU), que recebe chamadas por meio do telefone 192.  

Centros de Saúde: abrem na sexta (16), no sábado (17) e na segunda (19), com equipe reduzida, e permanecem fechados na quinta (15) e na terça-feira (20). As unidades que abrem aos sábados são Jardim Aurélia, Jardim Capivari, Santa Lúcia, Vista Alegre, DIC I, União dos Bairros, Vila Ipê e Parque Valença.  

Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) - As unidades Centro, Ouro Verde e Campo Grande funcionam até quarta-feira, 14 de novembro e retomam o atendimento ao público na quarta, 21 .  

Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA): funciona na quinta (15) até às 12h, retornando às atividades na sexta (16) às 8h.

Trânsito e transporte coletivo - A Emdec mantém disponíveis serviços e operações nos terminais urbanos, equipes de trânsito e transporte, semafóricas, de sinalização e da Central de Controle Operacional (CCO). As solicitações da população podem ser feitas pelo telefone 118, o "Fale Conosco Emdec", 24h por dia. O serviço de atendimento presencial ao público funciona até quarta-feira (14), às 17h, e reabre na quarta (21), às 8h30.  

PAI-Serviço: os agendamentos do PAI-Serviço terão alteração. Na quarta-feira, dia 14, é necessário fazer as solicitações de viagens para sexta, sábado, domingo e segunda-feira, dias 16, 17, 18 e 19 de novembro. Na sexta-feira, dia 16 de novembro, devem ser feitas as solicitações para viagens na terça-feira, 20 de novembro. Na segunda-feira, 19 de novembro, as solicitações são para as viagens de quarta e quinta-feira, 21 e 22 de novembro.  

Pátio: o recolhimento de veículos apreendidos, por irregularidades ou infrações de trânsito, ao Pátio Municipal, será realizado normalmente durante o feriado. A retirada fica suspensa na quinta (15) e na terça-feira (20).

Subprefeituras e Poupatempo: os postos de atendimento da Emdec nas subprefeituras do Ouro Verde e do Campo Grande e no Poupatempo, no Campinas Shopping, funcionam até quarta-feira (14) e retomam na quarta-feira (21).

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook