Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Novembro registra calor acima da média em Campinas

Nos primeiros 15 dias do mês a média das temperaturas mínimas está dois graus acima que a média para o período

| ACidadeON Campinas

Domingo será de sol e calor, mas frente fria vai chegar no próximos dias. (Foto: Código 19) 

O calor em Campinas tem chamado atenção de muita gente neste feriado prolongado. O jeito é tentar amenizar com um sorvete, piscina ou procurar locais com ar condicionado.

Mas o fato é que esses primeiros 15 dias de novembro estão com a temperatura mínima dois graus acima da média histórica para o período. Segundo a medição da Somar Meteorologia, neste período a média de temperatura mínima ficou em 18,3°C, dois graus acima da média para o período, que é de 16,1°C.

Ela também está um grau acima a média do mês passado, que registrou 17,7°C. Ainda segundo a Somar, o calor que está fazendo recebe o nome de "Calor Pré-Frontal". Ele acontece quando uma frente fria está chegando e o ar quente é pressionado pelo ar polar que vem junto com ele.

Essa pressão faz com que o ar fique abafado e os ventos esquentem, por isso a temperatura sobe. Esse sistema é mais intenso durante a tarde e facilita a formação de chuvas fortes e localizadas no final do dia.

Essa frente fria está passando pela região e faz com que o tempo fique abafado, mas ela não vai diminuir a temperatura porque é uma característica da Primavera.

Ainda de acordo com a previsão, esse calor continua até o próximo domingo (18), já que a partir de segunda-feira as temperaturas devem cair. O tempo fica muito instável, com muita nebulosidade e chuva no decorrer do dia em todo o estado.

Mais do ACidade ON