Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Campinas é a 3ª maior do país em número de franquias

Crescimento de marcas franqueadas neste ano chega a 12%; em número de unidades em funcionamento, cidade só perde para São Paulo e Rio de Janeiro

| ACidadeON Campinas

Campinas é destaque no setor de franquias. Foto: Divulgação 

Campinas é a 3ª cidade do país no ranking nacional das cidades com maior presença de redes de franquias. Levantamento da ABF (Associação Brasileira de Franchising) mostra que, no primeiro semestre deste ano, a cidade contava com 488 marcas franquedas.

O número só é maior em São Paulo (813) e no Rio de Janeiro (616). O crescimento de marcas franqueadas na cidade foi de 12% entre o primeiro semestre de 2017 e o primeiro semestre deste ano.

No número de unidades de franquias, Campinas cai para a sétima posição (no entanto, é a primeira cidade que não é capital no ranking). O crescimento de unidades foi de 5% no mesmo período - Campinas tem 1.509 estabelecimentos que pertencem a redes de franquias.

Campinas também se destaca como representante da interiorização do franchising no país. Entre as 30 cidades com maior número de unidades, 11 avançaram posições no primeiro semestre de 2018 na comparação com igual período de 2017, das quais sete não são capitais. Entre elas, Campinas.

O diretor da ABF Interior, Ricardo José Alves, diz que Campinas acaba funcionando muito bem como um "laboratório" de franquias. "Campinas é um excelente centro de teste e desenvolvimento das marcas. É uma cidade com hábitos do interior, mas com consumo de grandes centros. O negócio que desenvolve bem aqui, tem grandes chances de dar certo em outros lugares", disse.

Ele acredita que 2019 será ainda melhor para o setor. "Com a definição política, os projetos começam a ser retirados da gaveta. Vale  ressaltar que teremos um bom momento para investimentos, pois, após alguns anos de crise econômica, houve uma seleção natural das marcas. As que resistiram a esse período são marcas consistentes e consolidadas", disse.

Alves também destaca a força das franquias no interior. "O mercado do franchising no interior tem vida própria. Há ainda muitas oportunidade de negócio, em cidades onde não há problemas como nas capitais, uma população com poder aquisitivo alto", disse.

SHOPPINGS

Outros dados que indicam que as franquias rumam cada vez mais para o interior do País estão relacionados aos shoppings. Segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), 78% das inaugurações desses centros comerciais entre 2017 e o primeiro semestre de 2018 foram em cidades que não são capitais; e 61,1% dessas aberturas ocorreram nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Veja também