Publicidade

cotidiano

Ataques de escorpião em 2018 superam total do ano passado

Até agosto deste ano, foram 272 casos de ataque de escorpião. O número é 83 casos superior ao total registrado em 2017

| ACidadeON Campinas -

Escorpião: número de ataques aumentou entre os últimos dois anos. (Foto: Divulgação)

O número de ataques de escorpião em Campinas até agosto deste ano já superou o total registrado na cidade em todo o ano passado. Os dados são da Secretaria de Saúde e o problema foi revelado pelo jornal da EPTV Campinas.

Até agosto deste ano, foram 272 casos de ataque de escorpião. O número é 83 casos superior ao total registrado em 2017.

Segundo a Administração, o aumento é esperado, pois o número de habitantes na cidade também cresceu. Em 2017, eram registrados 16,9 casos para cada 100 mil habitantes; em 2018, este número cresceu para 20,2.

De acordo com a Secretaria de Saúde, 94% dos casos são considerados leves. No entanto, entre os 6% que são considerados leves, a maior parte dos ataques é registrada em crianças de 0 a 9 anos de idade, o que potencializa o risco de morte.  

Apesar dos riscos, não houve registro de morte na cidade este ano.

MATO ALTO

Uma situação que pode potencializar o número de escorpiões e, portanto, os ataques, são terrenos com mato alto nos bairros, com lixo e entulhos. Quem tiver uma denúncia do tipo pode acionar a Prefeitura através do telefone 156, ou a Guarda Municipal pelo 153.

A Prefeitura notifica, então, o dono do terreno para que providencie a limpeza e o corte dos matos dos terrenos. Caso isso não ocorra, eles são multados.

Mais notícias


Publicidade